Campeões de Sub-23, Macieira da Maia é o reflexo de uma equipa em que o sonho se tornou realidade


A equipa de futebol do Macieira da Maia está a festejar um feito inédito em sua história. O emblema de Vila do Conde sagrou-se campeão do Campeonato Distrital Esperanças - Sub-23, da Divisão de Elite, um título fruto de muito trabalho e dedicação de um grupo que não estava a contar com tamanho sucesso.

O timoneiro deste barco, o treinador Vítor Leitão, de 50 anos, e que anda no clube há cerca de uma década, contou-nos o segredo por trás do sucesso de um equipa que, somado a I e II fase, jogou 31 vezes e somou 24 vitórias, além de ser o emblema que mais fez e sofreu menos golos em todo o campeonato.

"O sucesso deu-se pela qualidade e dedicação desta equipa. Temos aqui atletas com muito potencial e que deram o seu máximo. Fizemos o que fizemos apenas com atletas da nossa formação. O nosso plantel é oriundo das nossas camadas jovens, de atletas que estão connosco há muito tempo. Nós não eramos favoritos quando a época começou, mas fomos subindo aos pouquinhos, e quem sonha, alcança. E chegamos lá com muita luta e dedicação de todos. Somos pequenos, mas fomos muito grandes. É o que acontece quando os jogadores acreditam no treinador, acreditam no clube, acreditam no trabalho e estão unidos em prol de um bem maior. No fim, fomos recompensados!"

Durante a época, travou-se uma disputa praticamente ponto-a-ponto com o FC Tirsense e com o AC Alfenense, equipa que venceu todos os três confrontos contra o Macieira da Maia nas duas fases. Vítor Leitão relata que esses momentos de dificuldades foram importantes para o crescimento da equipa.

"Tivemos, como toda equipa que vence, momentos em que estávamos mais para baixo, mas isso nos fez melhorar e crescer. Travámos uma boa disputa até o fim do campeonato com o Tirsense e o Alfeneense, uma equipa que nos derrotou nos três confrontos e todas as vezes com golos nos descontos. Foram momentos duros, que eu e os meus atletas jamais vamos esquecer. Também chegámos numa altura que tivemos que lidar com muitas lesões e aí entra ainda mais o trabalho do treinador, que é fazer essa gestão e não perder o embalo."

Já o diretor do Macieira da Maia, António Sousa reafirma as palavras do mister e revela que, as pessoas se tratarem como uma família, é a chave para o sucesso desportivo.

"Ficamos todos extremamente contentes e satisfeitos com o desempenho da nossa equipa. Esse título mostrou que toda a equipa com muito esforço, trabalho, união, e dedicação, pode ir muito longe. Aqui, somos verdadeiramente uma família. Esse foi um grande segredo para termos um bom ano. A nossa época ainda não terminou, pois já temos que começar a tratar da próxima."

No que diz respeito à próxima época, António Sousa afirma estar a pensar em colocar esta equipa num degrau acima, em competições de nível sénior.

"O futuro dessa equipa ainda vamos estudar ao certo. Temos alguns atletas que vão expirar a idade para jogar nos Sub-23 e não poderão jogar neste nível. Estamos a ver a possibilidade de entrar com uma equipe de Seniors para a próxima época, mas ainda não seja certo. Vamos fazer o que for o melhor para o clube e para os jogadores."