Oliveira do Douro sofre primeira derrota da época


O FC Maia Lidador impôs a primeira derrota da temporada ao Oliveira do Douro (2-0), que ao fim de 26 jogos na Serie 1 da Divisão de Elite conheceu pela primeira vez o sabor da derrota Série 1. Até aqui, a equipa de Abílio Novais registava 16 vitórias e 9 empates e apenas 9 golos sofridos e apesar de ter sofrido dois contra os maiatos, o Oliveira do Douro continua a deter a melhor defesa das duas séries da Elite.

Quem tirou o melhor partido desta derrota foi o SC Coimbrões - o melhor ataque da série, com 53 golos marcados - que foi vencer a Pedras Rubras (1-2) num jogo com emoção até ao fim e está agora apenas a um ponto de distância do líder. Não fosse a derrota na jornada anterior, em casa, contra o Canidelo, e a formação liderada por Pedras teria saltado para o primeiro lugar.

A margem de manobra entre as duas equipas da frente desta Série 1 ficou substancialmente reduzida na fase decisiva do campeonato, até porque o Canidelo goleou o FC Avintes (4-1) e segue a cinco pontos do Coimbrões e do segundo lugar. Com quatro jogos para o final desta fase, a emoção está garantida até ao final.

Voltando ao Maia Lidador, com os três pontos somados, os maiatos ficaram com o lugar de qualificação à distância de seis pontos e por isso com tudo em aberto para as quatro jornadas finais. Daqui por duas rondas, na penúltima jornada, os maiatos recebem o SC Coimbrões, jogo que poderá ser decisivo.

Entre as equipas do fundo da tabela, a luta entre Pedrouços, Arcozelo e Infesta pela manutenção mantém-se, uma vez que nenhuma das três equipas venceu.

Na Série 2, depois do Marco 09 ter garantido o apuramento para o apuramento de campeão na jornada passada, o destaque vai para a derrota do Aliados de Lordelo na Foz do Sousa (1-0), frente ao Sousense, resultado que deixa a equipa de gondomar a cinco pontos do segundo lugar, a pressionar o emblema de Paredes, cuja margem de manobra encurtou.

Apesar do momento menos fulgurante, o Aliados mantem-se como equipa mais concretizadora da prova, a par, precisamente, do adversário direto na luta pela qualificação, o Sousense. Ambas as equipas levam 58 golos marcados e já mostraram que podem marcar golos frente a qualquer adversário.

Será certamente um dado a ter em conta já na próxima jornada encontram-se os dois primeiros da Série, com o Aliados de Lordelo a receber o líder Marco 09. A formação de Paredes terá ali um jogo que se pode revelar decisivo na luta pelo segundo lugar.

Nesta Série 2, a luta pela permanência aponta cada vez vai mais para uma luta a três entre o Aparecida, Sobrado e Roriz, depois das derrotas sofridas nesta ronda pelos três emblemas. Mais longe desse objetivo segue o Roriz, com 11 pontos, a 8 do Sobrado e a 9 do Aparecida.