250 crianças deram vida o I Encontro Intermunicipal do ABC da Bola


Cerca de 250 crianças participaram, esta manhã, no I Encontro Intermunicipal do ABC da Bola, que decorreu na Arena Liga Portugal e terminou com uma passagem no Centro de Formação da Associação de Futebol do Porto, para uma fotografia de grupo no Campo Diogo Jota.

A iniciativa reuniu alunos de agrupamentos de escolas de cinco municípios da Área Metropolitana do Porto (Porto, Vila Nova de Gaia, Maia, Gondomar e Matosinhos) transformando o relvado numa verdadeira festa do desporto, educação e promoção do futebol feminino. Para este último efeito destaque para a presença de atletas seniores femininas dos clubes dos respetivos concelhos, vincando também aqui uma ligação do projeto com a comunidade.

Ao longo da manhã, para além da prática do futebol, as crianças participaram em diversas atividades lúdicas e recreativas, num ambiente marcado pela alegria e muita energia. O convívio, a inclusão, o trabalho em equipa e a promoção de hábitos de vida saudáveis estiveram no centro das atenções, dando expressão prática aos valores que sustentam o projeto ABC da Bola

Presente no evento, o Presidente da Associação de Futebol do Porto, José Manuel Neves, que antes de assinar um protocolo com a Liga Portugal, sublinhou a importância simbólica e educativa deste primeiro encontro intermunicipal.

“Este é um dia muito especial para a Associação de Futebol do Porto e para todos os municípios envolvidos. Mais do que jogar futebol, estas crianças estão a aprender valores que vão levar para a vida: o respeito, a cooperação e o espírito de equipa. Estou certo de que tão cedo não se vão esquecer deste dia”, afirmou.

José Manuel Neves destacou ainda o papel agregador da iniciativa: “O ABC da Bola mostra como o futebol pode ser uma poderosa ferramenta pedagógica. Ao juntarmos escolas de diferentes municípios, estamos a fortalecer a ligação entre a comunidade educativa e o desporto, promovendo a inclusão e criando memórias positivas que certamente ficarão marcadas no percurso destas crianças.”