A luta pelo Play-Off de subida na Série 1 da Divisão de Elite está longe de estar decidida. A derrota do SC Coimbrões em Aver-O-Mar, contra o Varzim SC B (3-1), trouxe ainda mais condimentos a uma disputa pelo segundo lugar que se centra agora nos quatro pontos que separam segundo e terceiro.
As coisas começaram cedo a correr mal para o Coimbrões. Rúben Ribeiro marcou logo no minuto inicial para o Varzim B e apenas seis minutos depois, Rafael Tavares colocou a equipa da Póvoa com dois golos de vantagem. Os gaienses só conseguiram reduzir na segunda parte por Matheus Custódio (49’), mas um golo de Nicolas Souza (62’) garantiu a vitória dos poveiros.
Na Maia, o FC Maia Lidador recebeu o FC Foz e entrou mal no jogo, começando por desperdiçar uma grande penalidade, antes de Eduardo Machado (11’) colocar os fozeiros em vantagem. Só na segunda parte e na fase decisiva do jogo, Mateus Costa bisou (82’ e 88’) e virou o resultado. Adson Santos (90’+4’) fez o terceiro para os maiatos e garantiu os três pontos, apesar de Tiago Carneiro (90’+6’) ainda ter reduzido para o FC Foz (3-2).
Ainda na luta pelo segundo lugar, quem voltou a perder terreno foi o Padroense, que acabou goleado em Rio Tinto (4-1). A equipa do Padrão da Légua está a um ponto do FC Maia Lidador e a cinco do Coimbrões. Já os riotintenses estão em quinto, com 32 pontos.
Na frente, o Leça FC foi a São Mamede de Infesta vencer por 0-3 e aproveitou da melhor forma a derrota do Coimbrões para alargar para oito pontos o fosso que separa o primeiro do segundo classificado. A sétima vitória consecutiva leceira obrigou, ainda assim, a um esforço suplementar, depois da expulsão do guarda-redes André Pinto (16’), que deixou o emblema de Leça da Palmeira com dez, mas não quebrou o espírito de um grupo que marcou três golos depois disso.
Destaque para a goleada do FC Avintes (1-4) em casa do Vila FC e para a vitória do Candal em Gondomar (2-1), que enterrou a equipa B dos gondomarenses no penúltimo lugar desta Série 1.
Nos outros embates, o SC Canidelo recebeu e empatou (1-1) com o Pedras Rubras e o Dragões Sandinenses conseguiu um ponto na deslocação ao campo do Folgosa da Maia (1-1).
Na Série 2, o Aliança de Gandra continua imparável e venceu desta vez o São Martinho (0-1), mas aproveitou a derrota do FC Vilarinho no Estádio dos Sonhos, em Ermesinde, para alargar para 15 os pontos que separam o primeiro do segundo classificado. Um golo de Luís Cunha (51’) foi o suficiente para que o Ermesinde 1936 se colocasse a três pontos do seu adversário do próximo domingo.
Aliás, o segundo lugar desta Série 2 está mais aberto do que nunca, uma vez que o FC Alpendorada venceu o Lousada (2-1) e segue a dois pontos do FC Vilarinho. Mas a vitória da equipa do Marco de Canaveses acabou por ser arrancada a ferros. Um golo de Rafael Ferraz (13’) colocou o Lousada em vantagem, seguiu-se um autogolo de José Vilaça (25’), que devolveu o empate antes do intervalo e foi preciso esperar pelo minuto 90 para César Antunes marcar e garantir os três pontos para o Alpendorada.
Uma das equipas-sensação desta série, o FC Lixa, foi a Valongo e acabou por perder, (3-0), o que permitiu ao Valonguense reforçar a luta para tentar subir à primeira metade da classificação.
O Vila Caiz foi golear o Citânia em Sanfins (1-5) e o São Lourenço do Douro arrancou uma das vitórias mais surpreendentes desta ronda ao vencer em casa do Sousense (0-1). O emblema do Marco de Canaveses mostra boa recuperação no campeonato, uma vez que nos últimos 10 jogos, são cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. O Aliados de Lordelo foi a Barrosas vencer por 0-3. Ainda entre equipas do fundo da tabela, o Sobrado recebeu e venceu o Águias de Eiriz por 2-1.