A vitória (2-1) do SC Coimbrões, em casa, contra o FC Foz, foi o melhor que podia ter acontecido ao emblema de Vila Nova de Gaia para tirar proveito do empate do Leça, em casa, com o Gondomar SC B (2-2) e reduzir para seis pontos o fosso que separa primeiro e segundo classificados, nesta Série 1 da Divisão de Elite de futebol. Rúben Carvalho (23’) e Diogo Guerra (74’) marcaram para os leceiros, Correia (54’) e António Silva (90’+3’) fizeram os golos do Gondomar SC B. Para os visitantes este é o único ponto somado nas sete últimas jornadas.
No parque Silva Matos, o SC Coimbrões até começou cedo a construir a vitória, com um golo madrugador. O FC Foz ainda empatou na segunda parte e já nos minutos finais, uma grande penalidade permitiu ao Coimbrões carimbar os três pontos.
O momento do SC Coimbrões voltará a ser testado já na próxima jornada, com uma deslocação ao Municipal da Maia para defrontar o FC Maia Lidador, que promete muito equilíbrio entre candidatos à subida. Os maiatos seguem no terceiro lugar a quatro pontos e terão uma grande oportunidade para encurtar distâncias para um concorrente direto. Nesta ronda, o FC Maia Lidador foi vencer ao terreno do Vila FC. Adson Santos inaugurou o marcador (30’), mas foi Mateus Costa, melhor goleador com 18 tentos apontados, que voltou a marcar (63’) e a fazer a diferença. O Vila FC só conseguiu reduzir por Pedro Oliveira (80’).
Nesta jornada, o Rio Tinto foi vencer (2-1) ao campo do Toural, os Dragões Sandinenses. Tiago Garcia colocou a equipa da casa em vantagem (31’), mas dois golos de Jean Almeida (54’ e 88’) permitiram dar a volta ao resultado e somar três pontos.
Numa trajetória claramente ascendente continua o Varzim SC B, que foi a Pedras Rubras vencer por 2-0 e somar a sétima vitória nas dez últimas jornadas, 21 pontos em 30 possíveis. São agora apenas dois os pontos que separam os poveiros dos azuis e brancos, que mantêm o lugar de “promoção”.
Nesta ronda, o Canidelo venceu o Candal (1-0) no dérbi de Vila Nova de Gaia, enquanto FC Avintes e Folgosa da Maia empataram a um golo, resultado que se repetiu no Padroense-FC Infesta.
PODE CONSULTAR AQUI OS RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES DA SÉRIE 1
Na Série 2, a goleada do São Martinho ao Ermesinde (6-0) atrasou um dos candidatos na luta pelo segundo lugar. A derrota começou a desenhar-se com golos de Ricardo Carvalho (29’) e Paul Degbo (49’), mas os minutos finais foram difíceis para a equipa de Valongo. André Estrada (79’), Francisco Silva (84’), Francisco Ribeiro (88’) e Filipe Mota (89’) fixaram o resultado, que deixou o Ermesinde a seis pontos do FC Vilarinho, segundo classificado.
Na frente mantém-se um impressionante Aliança de Gandra, que foi a São Lourenço do Douro vencer (1-0), mantém 15 pontos de vantagem para o segundo lugar e está a nove de garantir o apuramento para a fase de subida ao Campeonato de Portugal, quando faltam disputar oito jornadas.
A 22ª jornada foi difícil para as equipas de Valongo, já que a UD Valonguense também foi perder ao terreno do FC Vilarinho (3-2). Paulo Pinto (42’), Rebelo (47’) e Vieira (75’) fizeram os golos da equipa da casa, Nivaldo (33’) e Ricardo Neto (65’) marcaram pelos visitantes.
Nesta ronda, destaque ainda para a goleada (4-1) do FC Alpendorada em Eiriz, frente ao "Águias", resultado que permite à equipa de Marco de Canaveses manter-se na luta pelo segundo lugar, a dois pontos do FC Vilarinho. Mário Correia (19’ e 83’), Luís Costa (46’) e Eduardo Costa (48’) fizeram os golos do Alpendorada e só Francisco Silva (43’) reduziu para o Águias de Eiriz.
O Lixa mantém o bom momento, recebeu e venceu o Vila Caiz (2-1) e segue no 8º lugar. O Lousada derrotou o Barrosas (1-0) e continua a 10 pontos do segundo lugar.
No fundo da tabela, o Sobrado ganhou, em casa, ao Citânia de Sanfins (2-0) e o Aliados de Lordelo ao Sousense (1-0).
PODE CONSULTAR AQUI OS RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES DA SÉRIE 2