- 7KM separam os dois clubes que nunca se defrontaram a nível sénior
- Treinador do Varziela já venceu a prova com o Barrosas
- Varziela pode carimbar pela primeira vez na história os "oitavos"
No próximo sábado, o Complexo do CRP Barrosas será palco de um momento histórico. O estádio irá sediar o jogo entre a equipa barrosense e o CRCD Varziela, da IV Eliminatória da Taça AF Porto de futebol, um confronto entre equipas vizinhas e do mesmo concelho (Felgueiras), mas que nunca se defrontaram em provas séniores.
De um lado, uma equipa da Divisão de Elite e do outro, uma da Divisão de Honra. Se no campeonato a temporada não está a ser a melhor para as duas equipas, disputar a Taça é sempre um momento de virar a página, disputar outra competição e quem sabe, mudar o rumo da época. E nada melhor que um dérbi concelhio inédito para mexer com as gentes felgueirenses.
O treinador Filipe Teixeira, do Varziela, conta que é um momento para os seus jogadores estarem motivados e que o clube está perto de algo histórico.
"Estarmos nesta fase da Taça, com a oportunidade de passarmos pela primeira vez para os oitavos, é algo histórico para o clube e isso só prova o bom desempenho que a equipa tem tido. Cada fim de semana é um motivo para nos motivarmos e agora, nesta quarta eliminatória, mais uma oportunidade de tentarmos elevar o nome do clube."
Este jogo também reserva um momento especial para treinador Filipe Teixeira: defrontar o clube em que já foi campeão da Taça. Na época 2015/16 o próprio comandava a equipa que venceu a prova, superando o C.C.R. Raimonda na final, disputada no Estádio Capital do Móvel.
"Para mim, o jogo é em si muito especial! Eu já venci a Taça AF Porto com o Barrosas. Portanto, estar a defrontar uma equipa do mesmo concelho, uma equipa amiga, que nos cede as instalações para nós treinarmos um dia uma vez que o nosso estádio ainda está em construção, torna isto tudo especial! De certeza, será um jogo que irá testar a curiosidade de todos."
Felipe Teixeira concluiu a dizer que espera que seus atletas estejam no seu máximo e que desfrutem da festa da taça.
"Os meus jogadores sabem que os jogos a eliminar são jogos de uma oportunidade única, como se fosse uma final, com muita visibilidade. Eles sabem que devem aproveitar ao máximo o momento. Vai ser um jogo que deverá ter muita gente, pois de fato é um momento especial no concelho. Vamos desfrutar o momento! Falei à todos para terem cuidado com a alimentação, o sono, com o corpo, com a saúde. Queremos todos com uma boa cabeça para o jogo. O Barrosas é uma equipa da Divisão de Elite, um equipa histórica, já foi campeã da Taça, é todo um contexto muito especial para os meus jogadores estarem muitos motivados nesta semana!"
A 7km de distância do Parque Desportivo Jairipe, um aguerrido Barrosas vê na Taça uma luz para viver dias melhores no campeonato. O timoneiro da equipa, Vítor Mendes, que assumiu o leme depois de começar a época integrado no plantel e já depois de ter assumido funções de diretor-desportivo, afirma que o embate deste sábado é mais uma oportunidade para ultrapassar o mau momento.
"Do ponto de vista desportivo é muito importante para nós queremos chegar o mais longe possível. Este fim de semana é mais uma etapa e mais uma hipótese de dar uma chapada na crise, para que no campeonato as coisas também comecem a correr de outra forma."
Vítor Mendes também fez questão de comentar o quanto foi importante nesta semana passar de motivação para os seus comandados. Como são equipas "irmãs", se conhecem bem mas que durante os 90 minutos em campo, ambos vão suar o equipamento para avançar a próxima ronda.
"O que temos transmitido aos atletas é fazer com que todos acreditam que coisas boas estão a caminho. Temos tentado motivar o plantel e esquecer o que está para trás. O jogo da Taça é sempre diferente e a motivação é extra, mesmo contra um adversário de divisão inferior que na realidade nada tem inferior a nós. Vai ser certamente um jogo equilibrado e estamos motivados, com trabalho e humildade. Vamos dar a vida dentro do campo!"
Antes de assumir o comando técnico, Vítor Mendes esteve por três anos consecutivos a vestir a camisola do emblema barroense. Ou seja, percebe a importância de um dérbi concelhio acarreta.
"A maior parte dos nossos jogadores não são desta região e não têm noção do que representa o dérbi do próximo sábado. Tentamos transmitir essa mensagem, pois sabemos que os nossos sócios e adeptos vão viver este jogo de forma especial. E eles têm também de sentir esse momento e essa responsabilidade para dar uma alegria às pessoas de Barrosas. É um jogo que vai ficar para a história e será muito especial."