Aliança é o primeiro clube apurado para a fase de subida. Trio da frente na Série 1 com pé no acelerador


As seis primeiras equipas da Série 1 da Divisão de Elite ganharam, pelo que ninguém desarma na luta pelos lugares da frente. Na 25.ª jornada da prova, o líder Leça FC foi ao Parque de jogos de Ramalde vencer o FC Foz com um golo madrugador de Luiz Maia (4’) e segurou os três pontos até ao final. No segundo lugar mantém-se o Maia Lidador, que derrotou o Pedras Rubras por 3-1, com dois golos de Mateus Costa (41’ e 78’) e outro de Giovanny Silva (84’). Daniel Pereira (51’) fez o golo de honra dos visitantes, que não ganham há três jornadas consecutivas.

Na luta pelo segundo lugar, o SC Coimbrões goleou o Candal com um hat-trick de Neemias Barbosa (18’, 43’ e 45’) e um golo de Ricardo Diogo (58’). A um minuto dos 90, Milton Ferreira reduziu para o Candal, que se mantém a meio da tabela.

O Varzim B permitiu a derrota em casa contra o Padroense (3-4), no jogo com mais golos em toda a jornada. Para encerrar o pelotão da frente, o SC Rio Tinto ultrapassou o Folgosa da Maia por 4-2, com outro hat-trick de Jean Almeida (69’, 77’ e 90’) e um golo de Rui Silva (42’), num jogo em que os maiatos ainda estiveram a vencer com golos de Rui Silva (57’) e Rafael Ferreira (62’), antes da equipa da casa dar a volta ao resultado. Por último, o Vila FC foi ao terreno do Infesta vencer por 1-2.

No fundo da tabela, o Gondomar SC B sofreu nova derrota, desta vez em Avintes (0-2) e somou a 11ª jornada sem vencer (nove derrotas e dois empates). Canidelo e Dragões Sandinenses empataram a uma bola.

Na Série 2, o Aliança de Gandra regressou às vitórias na receção ao Águias de Eiriz (1-0), depois de ter concedido a primeira derrota da temporada, no campeonato, na jornada anterior. João Cunha (79’) foi o autor do único golo do encontro. O resultado permitiu ao emblema de Paredes garantir presença na fase de Apuramento de Campeão com ainda cinco jogos para disputar. De ressaltar que agora resta apenas uma vaga para a disputa da subida ao Campeonato de Portugal.

O empate do Alpendorada em Barrosas (1-1) e do FC Vilarinho no campo do Citânia de Sanfins (2-2) permitiu ao Ermesinde SC 1936 recuperar algum terreno na luta pelo segundo lugar. O emblema de Valongo recebeu e venceu a AD Lousada com um golo de Pedro Castro (53’) e está agora a cinco pontos do Alpendorada, segundo classificado.

Na Lixa, o São Martinho conseguiu um empate (1-1). O jogo confirmou a equipa da casa como um adversário consistente, que acreditou até ao final e viu Raul Babo marcar em cima do minuto 90, depois de Francisco Silva (63’) ter colocado os visitantes em vantagem.

O Aliados de Lordelo foi até o Estádio do Calvário surpreender o Valognuense e venceu por 2-1, com golos de Wagner Borges (46’) e Márcio Machado (75’). Já no final, José Moura reduziu (88’), mas não evitou a derrota. O Vila Caiz regressou às vitórias, depois de quatro jornadas consecutivas a perder. José Pinto (3’) ainda chegou a adiantar o São Lourenço do Douro, mas na segunda parte o emblema de Amarante reagiu e Luís Saraiva fez dois golos (58’ e 90’). Por fim, o Sousense derrotou o Sobrado por 1-0 e segura-se no meio da tabela desta Série 2.