O SC Coimbrões venceu o FC Avintes por 3-1 e beneficiou-se da derrota do FC Maia Lidador em Leça (3-1) para garantir o segundo lugar da Série 1 da Divisão de Elite e apurar-se para a fase de subida ao Campeonato de Portugal. Para garantir os três pontos, os comandados de Luisinho tiveram de virar o resultado, porque viram o adversário adiantar-se no marcador, com um golo de Tomás Camões (7’). Na segunda parte Matheus Custódio (52’) e Diogo Portela (66’) consumaram a cambalhota no marcador e Ricardo Diogo, em cima do minuto 90 fez o terceiro.
Os gaienses farão companhia ao Leça na fase seguinte, mas ainda são vários os clubes com futuro incerto nesta série, com a Pró-Nacional da próxima época a contar com as descidas confirmadas do Oliveira do Douro, Valadares Gaia e Vila Meã do Campeonato de Portugal. O oitavo lugar ocupado pelo Canidelo nesta Série 1 ainda pode abrir as portas à 18ª e última equipa do novo campeonato que arranca em 2024/25, mas será encontrado entre o melhor oitavo das duas séries da Divisão de Elite. Com FC Foz, Vila FC e Canidelo, todos com 41 pontos, a luta promete.
Nesta ronda, o FC Foz, em duelo direto, derrotou o Vila FC por 3-0, com golos de Zé Pedro, Vítor Andrade e Gilinho e desloca-se ao terreno do Folgosa da Maia na última jornada. Já o emblema de Soares dos Reis deixou escapar os três pontos neste duelo direto e recebe o SC Coimbrões na próxima ronda. Quanto ao SC Canidelo, começou a perder mas conseguiu a vitória contra o SC Rio Tinto (2-1) e foi mais um passo importantíssimo para tentar uma vaga na Pró-Nacional, que pode ficar completo com os três pontos na deslocação ao terreno do FC Infesta na última ronda.
Nos outros encontros, destaca para a goleada do Folgosa da Maia (2-5) frente ao Varzim B. Ricardo Magalhães bisou (70’ e 10’) e os golos de Pacheco (12’), Paulo Silva (62’) e Tiago Costa (87’) deram maior dimensão ao resultado. Os da casa reagiram com golos de João Costa (43’) e Sissé (60’). O Gondomar SC B venceu o FC Infesta (3-2), o Candal derrotou o Padroense (2-0) e Pedras Rubras e Dragões Sandinenses empataram a um golo.
Na Série 2, o FC Alpendorada também garantiu o apuramento para a fase de subida ao Campeonato de Portugal ao vencer o Valonguense, em Valongo, por 0-3 e garantir o segundo lugar, depois do empate do FC Vilarinho com o Lousada (2-2). José Vieira (16’), Mário Correia (62’) e Bonkat (85’) apontaram os golos dos Pedreiros, que conseguiu arrancar o segundo lugar, depois da forte concorrência que enfrentou ao longo do campeonato. Com esta derrota, o Valonguense perdeu a oportunidade de lutar pelo oitavo lugar, que ainda pode dar acesso à Pró-Nacional.
O Sousense, pelo contrário, ao empatar a zero com o Aliança de Gandra mantém-se na luta. Mas o emblema da Foz do Sousa ainda pode precisar de ultrapassar o Ermesinde 1936, na última jornada, num duelo entre vizinhos que promete, se o Lousada vencer na receção ao São Martinho, na última ronda.
A falar mais da Pró-Nacional, nos outros encontros desta série, destaque para o FC Lixa, que venceu o Águias de Eiriz por 3-0 e carimbou a sua vaga na competição. O Ermesinde 1936 também foi outro clube que está apurado para a nova prova após empatar a zero com o Barrosas.
O São Lourenço do Douro venceu o Citânia de Sanfins por 2-1 e o Vila Caiz derrotou o Sobrado por 2-0. O São Martinho empatou a uma bola com o Aliados FC Lordelo.