Futebol feminino do Águas Santas promete regressar em força


O Grupo Desportivo de Águas Santas está a reativar a formação do futebol feminino e já tem garantidas inscrições suficientes para poder contar com uma equipa em Sub-13 na próxima temporada. O projeto foi lançado no final da época que findou, mas o que não falta no clube da Maia é dinamismo e trabalho. “O Águas Santas já teve futebol feminino há 5 anos e havia vontade de o relançar. Esta época, com o aumento da procura das atletas femininas pela modalidade, chegamos à conclusão de que devíamos voltar a prestar esse serviço social à freguesia e ao concelho da Maia, visto que tem muita população e quisemos incluir as meninas”, explicou Ricardo Vital, coordenador da formação do clube.

“No Águas Santas estamos habituados a fazer muito com poucos recursos, mas é um clube de gente trabalhadora e dedicada. Falo num projeto social, porque o Águas Santas não trabalha só a pensar na qualidade e na competitividade, ou na parte financeira. Temos um nível mediano na nossa formação, mas também damos espaço à integração de todos, por isso temos atletas com alguma deficiência, alguns com autismo, aos quais quisemos abrir portas à prática do futebol”, acrescentou ainda.

O projeto do futebol feminino é recente, mas o que não falta é dinamismo no clube, pelo que Ricardo Vital não escondeu a ambição de ir para lá da equipa Sub-13 feminina alcançada através da ação de alguns pais e de uma campanha de promoção através das redes sociais. “Gostávamos de conseguir apostar em escalões Sub-8, Sub-9 e, eventualmente, numa equipa Sub-11, dependendo da adesão que houver”, revelou o coordenador que não escondeu ainda o orgulho por ver o Águas Santas com uma equipa de juniores masculina na próxima temporada, preenchendo os escalões todos da formação desde Sub-6 a Sub-19.

O clube promete continuar a crescer e não só em termos de equipas mas também em instalações, onde deverão ser entregues balneários novos. “Está tudo em fase de acabamentos, mas vai ajudar a darmos melhores condições a todos e às meninas também. Com as novas instalações vamos aumentar quase o dobro em termos de balneários. Elas vão ter o espaço delas e o balneário delas e os masculinos também vão ver melhoradas as suas condições”, garantiu.

O Águas Santas está bem e recomenda-se e Ricardo Vital aponta a um crescimento substancial da formação já na próxima temporada, num clube que já contou esta época com cerca de 130 atletas inscritos.