A Divisão de Elite de Futsal vai começar no fim de semana. A principal competição do distrito do Porto contará conta na época 2024/2025 com 12 clubes, o que promete uma competitividade grande para chegar ao final do campeonato com o prémio de campeão distrital. Os clubes estão espalhados por 10 dos 18 concelhos do distrito, sendo Maia e Vila Nova de Gaia os únicos "repetentes" na seguinte lista:
Maia Futsal - Maia
CA Sangemil - Maia
AD Penafiel - Penafiel
CD Aves 1930 - Santo Tirso
GD Magrelos - Marco do Canaveses
CR Bougado - Trofa
Estrelas Susanenses - Valongo
Balantuna - Gondomar
ADCR Caxinas Poça Barca B - Vila do Conde
A. Miramar Império - Vila Nova de Gaia
JD Gaia - Vila Nova de Gaia
CCD Ordem - Lousada
A competição conta com "ingredientes" que prometem tornar a prova muito competitiva. Campeão da Divisão de Honra em 2023/24 e finalista da Taça AF Porto de 2022/23, o Magrelos continua a apostar forte no trabalho do treinador Emanuel Moreira, que vai comandar a equipa nesta Divisão de Elite. Da Honra, também vieram o CD Aves 1930 e Balantuna Futsal.
Atual campeão da Taça AF Porto, o Sangemil lutou na época passada até a reta final para subir de divisão e é também um dos destaques da prova. Na primeira jornada vai defrontar a AD Penafiel, que depois de duas subidas consecutivas, ficou pela Elite época passada. Além disso, o emblema penafiedelense teve o melhor ataque da competição, com 124 golos marcados.
Finalista da Taça e uma das equipas da linha de frente na época passada na Elite, o CCD Ordem também promete luta até ao final.
Campeão da Taça AF Porto em 2022/23 e com um ataque forte, o Miramar Império também será um clube que poderá surpreender.
O Maia Futsal regressa aos campeonatos distritais e irá procurar repetir o feito da última vez que voltou dos nacionais: vencer a Elite e garantir a vaga no campeonato nacional.
Ficar na Divisão de Elite na temporada passada foi uma prova da qualidade e da resiliência de JD Gaia, Caxinas B, Estrelas Susanenses e Bougado. Com uma nova época pela frente, as ambições renovam-se para os quatro clubes depois de um ano que pode ter servido para medir o pulso à competição. Todos têm capacidade para surpreender.
FORMATO DA COMPETIÇÃO
Todas as equipas jogam entre si na I Fase com jogos a duas voltas. Na II Fase, as seis melhores classificadas irão disputar a fase de Apuramento de Campeão enquanto as outras seis disputarão a Manutenção/Descida. Ambas seguem o modelo de duas voltas.
Podes consultar a tabela completa de jogos da primeira jornada e do campeonato todo aqui.