Vila Meã é o novo líder da Hyundai Liga Pro


O Vila Meã venceu o Padroense, por 3-0, e é o novo líder da Hyundai Liga Pro, depois do empate do Nogueirense no terreno do Leixões B (1-1). Os golos de Tiago Vilarinho (9’) e João Leal (40’) deixaram a equipa de Arlindo Gomes lançada para os três pontos, ao intervalo, até que um golo de Rui Pereira (55’) selou a vitória dos “Leões da Vila”.

Um ponto é apenas o que separa o primeiro lugar do(s) segundo(s), onde surge o Nogueirense e o Aparecida, que recebeu e venceu o Ermesinde 1936 por 4-0. Rui Cunha (34’) colocou a equipa em vantagem antes do descanso, mas na segunda parte a fatura ficou mais pesada para os visitantes, que viram José Magalhães (47’) Allisson Silva (53’) e Daniel Adjei (86’) construir o resultado. O Ermesinde caiu nos lugares de despromoção. Já o Nogueirense, que somou um ponto em Matosinhos, voltou a ceder terrenos nos primeiros lugares.

O equilíbrio tem sido a nota dominante do campeonato e comprovam-no os seis pontos de distância entre o primeiro e o décimo classificado (Aliança de Gandra), pelo que, por esta altura, são dez os clubes diretamente envolvidos na luta pelo título à 9ª jornada do campeonato. Estas primeiras jornadas demonstram que será fundamental para o futuro campeão que se apresente mais regular do que nunca, porque um empate, ou uma derrota, serão suficientes para mudar o contexto por completo

A fazerem ambos um bom percurso, surgem Vila Caíz e Maia Lidador, na quarta posição. Os de Amarante somaram a quarta vitória consecutiva ao derrotar o Sousense (2-1), num jogo transmitido pelo canal de Youtube da Associação de Futebol do Porto, que prendeu os adeptos até ao fim. O Sousense adiantou-se por Ferraz (30’), depois de uma bola bem metida do meio-campo em Ricardinho, que rematou para a defesa do guarda-redes do Vila Caíz, mas, na recarga, Ferraz festejou mesmo o primeiro golo. Na segunda parte, Moura tentou um chapéu ao guarda-redes do Sousense, que Camará emendou, à boca da baliza, somando o seu oitavo golo no campeonato, mas o guineense viria a reforçar o estatuto de um dos melhores marcadores da Hyundai Liga Pro ao bisar a três minutos dos 90, dando os três pontos ao Vila Caiz.

O Maia Lidador empatou a zero com o Valadares, que voltou a pontuar. A equipa de Vila Nova de Gaia somou o quarto empate à vitória com o São Martinho e respira um ponto acima da linha de água. Outro empate também foi entre SC Rio Tinto e Aliança de Gandra, que terminou 1-1.

Em franca recuperação está o FC Vilarinho, que engrenou a segunda vitória consecutiva, desta vez em Oliveira do Douro (0-1). O golo de Henrique Ribeiro (77’) foi precioso para garantir três pontos importantes e afastar o espectro dos lugares de descida.  Já em Vila Nova de Gaia, o Canidelo conseguiu vencer o dérbi, no Parque Soares dos Reis, com o Vila FC (1-3) com Diogo Pedras a assinalisar um hat-trick.

Numa situação também pouco confortável está também o Lixa, que voltou a perder, desta vez na deslocação a São Martinho (2-1), acumulando a terceira derrota consecutiva.