A competitividade continua a marcar a Hyundai Liga Pro. Após a 10ª jornada (a jornada 4 foi adiada devido aos incêndios), os seis primeiros classificados seguem muito próximos, com apenas quatro pontos a separar a liderança do Vila Meã e o sexto lugar do Nogueirense.
Nesta jornada, no pelotão da frente todos venceram, à exceção do Nogueirense, que perdeu em casa contra o São Martinho (0-2) e viu a formação de Santo Tirso adiantar-se na tabela para ocupar agora o quinto posto. Para os da maia, foi o terceiro jogo consecutivo sem vencer.
Um ponto separa o líder Vila Meã do Aparecida. Os “Leões da Vila”, com seis vitórias e três empates, são mesmo um dos poucos clubes – além do Maia Lidador – que ainda não perdeu e voltou a vencer na Lixa por 1-0, num jogo difícil contra o 15º classificado, o que diz muito sobre a qualidade das equipas envolvidas nesta competição. Na segunda parte, Amadeu, capitão da equipa, foi o autor de um golo muito festejado, que valeu três preciosos pontos à equipa liderada por Arlindo Gomes.
O Aparecida não cede um centímetro na frente e foi à Foz do Sousa derrotar o Sousense por 2-1. Figueiredo e Diogo Pinto marcaram os golos da equipa de Lousada e carimbaram a sexta vitória no campeonato.
Terceiro classificado, o Vila Caiz foi a Valadares vencer pela margem mínima (1-0) e mantém-se na luta pelos lugares da frente com os mesmos pontos que o Maia Lidador, que venceu fora o Padroense por 2-0. Os maiatos seguem a olhar para o topo, enquanto os de Matosinhos vêem-se no penúltimo lugar do campeonato. Na próxima semana a deslocação a Vila Caiz promete mais um jogo difícil.
Nesta jornada, destaque para a importante vitória do Vila FC em casa do Aliança de Gandra (2-0), no jogo que abriu a jornada. Rosário e Agustín marcaram os golos do emblema de Vila Nova de Gaia.
Nota também para o bom momento do FC Vilarinho, que, após um início difícil, parece ter encontrado o caminho para a felicidade. Nos últimos três jogos, três vitórias, esta última testemunhada pela transmissão em direto no canal de Youtube da Associação de Futebol do Porto.
Da jornada, destaque para o regresso às vitórias do Ermesinde, que venceu o Oliveira do Douro por 2-0, depois de cinco jornadas consecutivas a perder. Monteiro e Ricardo marcaram e contribuíram para agudizar o momento menos positivo dos gaienses, que estão há sete jornadas sem vencer (seis derrotas e um empate) e caíram para o 16º lugar.
Por último, nota também para o único empate da jornada. Aconteceu no jogo entre o Canidelo e o Leixões B (1-1).