Foto: FC Pedras Rubras SAD (Facebook)
A ano virou e Divisão de Elite de Futebol ainda nem chegou à sua metade da fase regular. Ainda assim, o início de novo ano é sempre uma boa desculpa para olhar para a luta dos clubes que pretendem chegar ao topo da pirâmide do futebol distrital. Quando faltam disputar 3 jornadas para fechar a primeira volta da fase regular, tanto a série 1, como a série 2 têm alguns candidatos destacados, posições que estes clubes, todos eles já com grande historial no distrito, pretendem cimentar. Irão conseguir?
Série 1
A luta tem-se feito até ao momento a três, com FC Pedras Rubras, FC Foz e FC Avintes a assumirem o protagonismo. A liderança dos maiatos está segura por um ponto face ao FC Foz, que tem igual vantagem sobre os gaienses. Mais equilíbrio era impossível e em apenas uma jornada as posições podem inverter completamente. Outro sinal de equilíbrio é que até à jornada 8 a liderança foi do Avintes, já esteve com o Foz e é agora dos azuis e brancos. Mais atrás, mas ainda legitimamente a sonhar, seguem Candal, Leça do Balio e Pedroso, todos a 8 pontos do terceiro classificado, sabendo que apenas o segundo garante um lugar na fase de apuramento de campeão.
Série 2
A AD Lousada o Aliados FC Lordelo têm sido os senhores da série 2 e têm sido muito poucos os “acidentes” no percurso de Lousadenses e Paredenses. O líder, Lousada, leva 32 pontos e tem feito da regularidade a sua arma, encadeando boas séries consecutivas de vitórias. Derrotas apenas uma, frente ao Roriz, e um dos dois empates na prova foi frente ao adversário direto. Já o Aliados, que também perdeu apenas uma vez na prova, viu-se prejudicado por um início mais intermitente – 4 empates nos nove primeiros jogos. A equipa parece no entanto seguir embalada no momento com quatro vitórias consecutivas. De olho num eventual deslize dos líderes segue o FC Termas de São vicente, com menos cinco pontos, mas naturalmente com mais pressão, sabendo que qualquer percalço pode ver distanciar definitivamente o duo da frente. A um ponto, respetivamente, seguem depois Sobrado (4.) e Valonguense (5.º).