Começa a abrir-se o fosso entre as quatro equipas da frente, porque ninguém consegue travar Aparecida e Vila Meã, duas equipas embaladas no topo da Hyundai Liga Pro, que venceram o Vila FC e SC Rio Tinto, respetivamente, ambos por 3-1. Depois do empate do Nogueirense em Ermesinde (1-1) – jogo transmitido pelo canal de Youtube da Associação de Futebol do Porto – e do Vila Caiz na receção ao Leixões B (2-2), o líder Aparecida ficou com ainda mais margem de manobra e são agora oito pontos de vantagem sobre os maiatos e dez sobre os “Guerreiros da Vila”, terceiros e quartos classificados do campeonato.
Em relação ao Vila Meã são quatro pontos de vantagem sobre o terceiro e seis sobre o quarto. A concorrência tem sido tão forte que nesta jornada, entre o terceiro e nono classificados, só o São Martinho (quinto) venceu o Maia Lidador (1-2), o que complicou a vida a uma das equipas que também lutava no topo da tabela. Todas as outras equipas empataram ou perderam.
Em décimo lugar, o FC Vilarinho acabou por golear o Canidelo por 7-2, confirmando o papel de equipa-sensação que vinha desempenhando neste campeonato. Apesar de João Soares inaugurar o marcador para os gaienses, foram os da casa que engrenaram um ritmo diabólico, especialmente na segunda parte. A ganhar por 2-1 no final dos primeiros 45 minutos, com golos de João Pinto e Neto, os jogadores do FC Vilarinho estiveram em excelente tarde. João Pinto bisou, Carneiro, Eecion, Rebelo e Branco também marcaram. Rui Oliveira ainda reduziu para o Canidelo.
No jogo desta jornada entre equipas da parte debaixo da tabela, o Valadares perdeu em casa com o Padroense por 0-2, a ser esta a terceira vitória nos últimos cinco jogos do emblema do Padrão da Légua. Mesmo assim, ambas as equipas se mantêm ainda em lugares de despromoção. O Lixa foi até à Foz do Sousa, conseguiu derrotar o Sousense (1-2) e continua a lutar para se manter acima da linha de água. Com esta vitória, os lixenses somam os mesmos 15 pontos que o Sousense, mas ficaram em vantagem no confronto direto, o que pode fazer a diferença quando se fizerem contas.
Por fim, ainda não foi desta que o Aliança de Gandra regressou às vitórias e já são sete jornadas sem festejar três pontos para os lados de Paredes. A deslocação ao terreno do Oliveira do Douro ficou-se por um empate a zero, o que aproximou a linha de água, agora a escassos dois pontos.
Na lista dos melhores marcadores, os quatro primeiros continuam com a mira afinada. Kako, avançado do Aparecida, fez o 14º golo, Yesid Valbuena (Nogueirense) o seu 11º, Migas (Vila Caiz) conta 9 golos e Vítor Andrade (Vila Meã) 8 fizeram o gosto ao pé nesta jornada.