Divisão de Honra: Tudo por decidir no arranque da 2ª volta


Com 48 clubes, a Divisão de Honra chegou ao final da sua 1ª volta. As 3 séries, divididas em 16 clubes, todas elas altamente competitivas.

Garantem uma vaga na Fase de Apuramento de campeão o primeiro de cada série além do melhor segundo classificado, completando um quadro de quatro clubes a sonhar com subida de divisão. Neste momento, no  final da primeira volta, estariam apurados: Castêlo da Maia, Freamunde, Nun´Álvares e Várzea do Douro. Mas vamos por partes.

Série 1

Das três séries, a Série 1 é que está mais equilibradas. O líder é o Castêlo da Maia, com 31 pontos, equipa que ostenta também a segunda melhor defesa de toda a competição, com apenas 9 golos sofridos em 15 jogos.

Uma posição e um ponto abaixo está o União de Beiriz (30) dono do melhor ataque desta série, com 42 golos marcados. Os poveiros são seguidos de perto por Gondim Maia (29) e pelo São Félix da Marinha (27). Do quarto ao décimo há apenas quatro pontos de diferença, o que significa que uma jornada pode mudar tudo. São eles: Os Lusitanos (24), Arcozelo (23), Gulpilhares (23), Balasar (22), Custóias (21) e Perafita (20).

Os dois acima dos lugares de despromoção são o Inter Milheirós (17) e o Serzedo (16). O SC Cruz, Perosinho, Pedras Rubras B e AC Milheirós estão com o alerta vermelho ligado nesta segunda volta.

Série 2

Com 39 pontos, o SC Freamunde lidera esta série. Detalhe: os Capões são um dos seis clubes que ainda não perderam nesta época. Além das 12 vitórias conquistadas, são outros três empates e nenhuma derrota. Com uma campanha próxima, o SC Nun´Álvares vem atrás. A diferença é que a formação paredense perdeu, precisamente com o Freamunde.

Estes dois clubes têm uma grande margem frente aos outros concorrentes da série. Cinco pontos abaixo está o AJM Lamoso, que conquistou 10 vitórias. Outros cinco abaixo, aparece o SC Campo e o Bougadense, ambos com 28 pontos.

Abaixo, vem o Ataense (26) e Leverense (25). Daqui por diante, já se pode dizer que há um fosso para as restantes equipas. Vandoma (19), Penamaior (17), Parada (15), CA Rio Tinto (15) e USC Baltar (14) são os clubes que estão acima da linha d'água.

Empatados com 13 pontos, estão o 1º de Maio Figueiró e GD Águas Santas. Com 11 está o Estrelas de Fânzeres e por último, o Sobrosa (6).

Série 3

Há uma grande disparidade dos quatro primeiros para os "restantes". O líder é o Várzea do Douro, com 36 pontos e melhor ataque (43 golo). Em segundo, o SC Rio de Moinhos (34 pontos) a ser perseguido de perto pela AD Baião (33) e GD Livração (32).

Com 10 pontos a menos está o Boim (22), com o trio felgueirense - AD Várzea FC (21), Varziela (21) e Torrados (19) - logo atrás. Em nono, aparece o Vila Boa de Quires (18), com o Águias de Figueiras (17), Vila Boa de Bispo (16) e Salvadorense (15). Estes últimos quatro clubes estão a apenas três pontos da zona vermelha e precisam de uma segunda volta afinada para garantir a manutenção.

Os quatro últimos classificados são o Felgueiras B, Caíde Rei, AD Lustosa e São Vicente Irivo.