Aparecida vence e recupera liderança da Hyundai Liga Pro


O Aparecida voltou ao primeiro lugar da Hyundai Liga Pro ao derrotar o Padroense por 3-0. A formação de Lousada beneficiou do deslize do Vila Meã, que acabou surpreendido em casa pelo Canidelo, que se impôs (1-2), num jogo de nervos, com os três golos do encontro a surgirem nos minutos finais. Uma vez mais, ficou provado que não há margem de manobra neste campeonato e que o mínimo passo em falso passa fatura.

Na jornada anterior o Aparecida tinha tropeçado contra o Valadares (3-1), mas desta vez foi o Vila Meã. A equipa de José Oliveira, que jogou ao meio da semana para a Taça AF Porto com o Aliados de Lordelo (meia-final), resolveu o jogo com golos de Abdoul, Alisson e Bacar, que arrumaram com a questão e devolveram clube da Vila Mítica ao primeiro lugar.

Esta época, o Canidelo já tinha mostrado argumentos para vencer qualquer um, tendo até derrotado os “Leões da Vila”, na primeira volta do campeonato, com o mesmo resultado. Entre dezembro e o início de março, os gaienses não tiveram momentos de muita regularidade, mas a verdade é que nos últimos encontros têm vindo a recuperar. Telmo Silva (87’) abriu o marcador para o Canidelo, mas Paulo Pinto (90’) empatou para o Vila Meã, que viu João Soares (90’) devolver a vantagem aos visitantes na jogada imediatamente a seguir e garantir uma vitória que deixou os dois primeiros separados apenas por um ponto.

Nesta ronda, o São Martinho foi uma das equipas que mais lucrou, derrotando o Aliança de Gandra por 1-0, o que permitiu reforçar o terceiro lugar. Já a equipa de Paredes, apesar da derrota, mantém seis pontos de vantagem sobre o Padroense e a linha de água.

No dérbi maiato, Maia Lidador e Nogueirense empataram a zero. O Vila Caiz também empatou contra o Lixa (1-1) e só o Rio Tinto conseguiu somar os três pontos contra o Ermesinde (2-0), num jogo que ficou decidido ainda na primeira parte, com golos de Fábio (29’) e Freitas (31’).

No fundo da tabela, Padroense, Vila e Valadares voltaram a não vencer e continuam nos lugares de descida. O Oliveira do Douro empatou com o Valadares (1-1). O Leixões B goleou o Vila por 4-1 e deu um passo decisivo para evitar a despromoção. O FC Vilarinho empatou (0-0) com o Sousense, travando a equipa da Foz do Sousa, que vem atuando com grande regularidade na segunda volta do campeonato, tirando três pontos a Vila Meã e São Martinho e empatando com o Aparecida, as três equipas da frente do campeonato.