Nogueirense apostado em formar, mas agora no feminino


O futebol feminino do Nogueirense promete ser um projeto consistente e uma aposta forte para construir uma formação de base que permita alimentar a equipa sénior, que entra no terceiro ano de competição.

Para dar corpo a este projeto, o clube convidou Hélder Castro para coordenar o projeto, aproveitando a experiência de mais de 10 anos que o técnico acumula no futebol feminino em clubes como o Leça do Balio, onde foi campeão nacional de Sub-19.

“O Nogueirense já tem uma equipa sénior de futebol feminino e a minha chegada pretende ajudar a fazermos um upgrade ao que o clube já tem. Vim para coordenar o projeto e começamos com uma equipa Sub19, que nos vai permitir entrar no campeonato nacional daquele escalão”, explicou Hélder Castro.

“Depois queremos criar as equipas de formação abaixo das Sub19. Para isso vamos ter de fazer um trabalho de base na Maia, junto das escolas, e da população de Nogueira da Maia, a partir, sobretudo, do próximo ano letivo, pensando sempre em termos o maior número de atletas. Mas queremos ter uma equipa Sub19 o mais forte possível”, acrescentou.

O Nogueirense está habituado a projetos consistentes, pelo que a fasquia está alta, mas isso não assusta, pelo contrário, parece motivar quem está a chegar ao clube com uma estratégia bem definida:

“O projeto já arrancou com a inscrição da equipa Sub19 na federação, de modo a jogarmos no nacional de juniores. Os restantes escalões, depois das férias. Vamos às escolas para atrair atletas mais novas. Em poucas semanas já conseguimos angariar atletas para os Sub19 e agora esta nova vertente vai insistir muito na formação”.

Na próxima temporada, a equipa sénior vai jogar na IV Divisão, com a reformulação dos quadros competitivos. Mas o projeto será muito exigente e os responsáveis esperam que torne o Nogueirense muito mais competitivo.

“No essencial, queremos a formação a alimentar a nossa equipa sénior e que a ajude a elevar o nível”, completou o novo coordenador.

O foco está bem definido e o Nogueirense promete manter uma postura correta no mercado: “Sabemos que a concorrência é forte e que se tem formado muitas equipas, mesmo indo buscar jogadoras a cidades mais distantes. Criaram-se até algumas equipas B, com as quais nem concordamos, porque tiram jogadoras de outras possibilidades. Mas vamos recrutar, mesmo quando elas não tiverem experiência de futebol”, explicou Hélder Castro.

Para, já, o Nogueirense vai abrandar o ritmo com a chegada das férias, mas o clube mantém-se em captações, regressando, outra vez, em pleno a meio de agosto, pelo que quem quiser entrar em contacto com o Nogueirense pode continuar a fazê-lo através dos canais de comunicação do clube.