Nogueirense é o novo líder, Sousense sofre primeira derrota


O Nogueirense é o novo líder da Hyundai Liga Pro. Este feito para o clube do concelho da Maia aconteceu depois de golear o FC Vilarinho por 5-0, conjugando assim a conquista dos três pontos com a primeira derrota do Sousense no campeonato, surpreendido em casa pelo FC Avintes (2-3), que não vencia há seis jornadas.

Jonny colocou os maiatos em vantagem logo aos 6 minutos e Breno bisou (23 e 51 g.p.), num jogo, praticamente, de sentido único. Antes do apito final, Rosas (83) e Rafa (90+3) estabeleceram o resultado final e concretizaram a subida do Nogueirense ao primeiro lugar do campeonato, com um ponto de vantagem sobre o Sousense.

A equipa da Foz do Sousa, que ainda não tinha perdido esta época (6 vitórias e um empate), cedeu os primeiros três pontos em casa. Joel (15) colocou o emblema de Gondomar na frente do marcador, mas Soares (34) empatou antes do intervalo. Na segunda parte, Marco (59) voltou a dar vantagem ao Sousense, mas os avintenses reagiu da melhor maneira, primeiro com o golo do empate de Rocha (69) e depois com Tiago, dois minutos depois dos 90, a marcar e dar os três pontos aos visitantes.

Nos outros encontros desta 8ª jornada, destaque para a vitória do Ermesinde em Rio Tinto, com Leandro João a apontar o hat-trick da vitória por 1-3 sobre a equipa de Gondomar. O avançado angolano é o novo líder dos melhores marcadores do campeonato com seis golos. Com esta vitória, o Ermesinde igualou agora o Aliados no quarto lugar com 14 pontos, depois do emblema de Lordelo ter empatado em casa com o Gondomar SC (0-0).

Depois de uma fase menos boa, o FC Foz parece ter encontrado o caminho das vitórias e foi à Lixa vencer por 2-3, um adversário que ainda não tinha sofrido golos em casa e que ainda só tinha perdido uma vez, em Lousada, na primeira jornada. Luís Pedro (9) colocou o Lixa em vantagem, mas Matheus (18) repôs o empate. Na segunda arte, o central fozeiro, Gil, fez o segundo dos visitantes (35), mas Luís Pedro bisou (41). A dez minutos do fim, Luís Rocha marcou o terceiro para o Foz, que soma agora 12 pontos e ocupa o 9º lugar.

Nesta ronda, destaque ainda para o primeiro ponto conquistado pelo Boavista SAD, com um empate no terreno do Maia Lidador (0-0). No dérbi de Vila Nova de Gaia o Canidelo perdeu em casa com o Coimbrões (0-1). Nos outros jogos, o FC Pedras Rubras empatou com o Lousada (2-2) e o Aliança de Gandra foi até o concelho de Amarante e conseguiu vencer a Vila Caiz (0-1).

Com 30 golos marcados, a 8ª jornada da Hyundai Liga Pro fica para já como a jornada na qual mais golos se marcaram desde o início da temporada, batendo-se a jornada anterior por um golo.