Ponto a ponto! É assim que se está a disputar a Hyundai Liga Pro à 9ª jornada, com as equipas muito próximas e a pouca margem de manobra, como comprova o empate do Nogueirense frente ao o FC Foz (1-1), que permitiu ao Sousense recuperar a diferença e igualar os maiatos no topo do campeonato, depois de irem vencer a Ermesinde (0-1).
Com o campeonato tão equilibrado, cada erro fazer a diferença e que o diga o guarda-redes do Ermesinde, que perdeu o controlo de uma bola que tinha dominado e “ofereceu” a Ângelo, avançado do Sousense, o golo da vitória dos visitantes. Em Ramalde, o Nogueirense teve de lutar até ao fim para trazer um ponto de casa do FC Foz. Gonçalo Vieira adiantou a equipa da casa aos 65 minutos e Breno fez o golo do empate já aos 87 minutos, numa altura em que os “fozeiros” já jogavam sem o defesa Zé Gabreil, expulso minutos antes.
Para apimentar ainda mais as coisas, o Aliança de Gandra recebeu e venceu o FC Pedras Rubras, por 3-1, e está a meros três pontos da dupla que lidera o campeonato, ou seja, é uma ameaça para os líderes. A única equipa sem derrotas à 9ª jornada da Hyundai Liga Pro, o emblema de Paredes viu Diaby (26) abrir o marcador. Ba (48) e Francisco (59) dilataram o resultado. O Pedras Rubras conseguiu reduzir por Everton (66).
A regularidade e o equilíbrio entre as equipas têm sido tão grandes que entre o quarto e o 11º classificado contam-se apenas três pontos e cabem atualmente mais seis equipas no meio. Uma vitória, ou uma derrota, tem impacto imediato e muda, num abrir e fechar de olhos, a classificação.
Após tirar a invencibilidade do Sousense na última jornada, o FC Avintes não conseguiu continuar o momento e perdeu para Maia Lidador (1-2), com golos de William (5) e Quintino (36). Os maiatos são quartos com os mesmos 15 pontos que o Aliados de Lordelo e o Gondomar SC. Os de Lordelo empataram a dois golos com o Lixa, num jogo com duas expulsões. Em Gondomar, a equipa da casa não permitiu veleidades ao Lousada e venceu por 3-1, com Stanley a destacar-se com os dois primeiros golos do jogo que colocaram os da casa em vantagem. Barbosa (56) ampliou o resultado e os visitantes só reduziram por Pany (83).
A vitória do Canidelo em casa do FC Vilarinho (0-3) foi muito importante para os gaienses, que acabaram com a série de jogos sem vencer que durava já há seis jogos. Agora, os canidelenses estão um ponto acima da linha de despromoção. O jogo acabou marcado por duas expulsões da equipa da casa, que os de Canidelo aproveitaram para capitalizar em golos. Rabiu logos aos 8 minutos e colocou os visitantes em vantagem. Fábio (37) e José (61) foram expulsos acabaram por deixar o FC Vilarinho com nove jogadores em campo, o que facilitou os golos de Vítor (80) e Trinta (89).
Nos outros encontros, o Coimbrões empatou a um golo com o Rio Tinto e o Boavista a dois golos com o Vila Caiz.
