O topo da classificação da Hyundai Liga Pro está cada vez mais concorrido e imprevisível e os empates dos três primeiros – Sousense, Aliança de Gandra e Nogueirense – permitiu a aproximação de Aliados de Lordelo e do Maia Lidador, nesta 11ª jornada. Mas vamos por partes.
Aliados de Lordelo e Maia Lidador são quartos e quintos, respetivamente, a cinco pontos do líder Sousense. A equipa de Lordelo recebeu e goleou o Canidelo por 4-0, num jogo que ficou resolvido logo na primeira parte. Pedrinho abriu o marcador (9’) e dois golos de rajada de Gonçalo (27’ e 34’) deitaram por terra qualquer aspiração dos visitantes. Antes do intervalo, João Bernardo (43’) fez o quarto e estabeleceu o resultado do jogo. Para a formação do concelho de Paredes este jogo foi a confirmação que a vitória na ronda anterior, contra o Nogueirense, não veio por acaso e já são quatro jogos consecutivos sem perder, desde a derrota em Ramalde, contra o FC Foz.
Num grande momento de forma está o Maia Lidador, que foi a Coimbrões e venceu por 0-3. O resultado começou a construir bem cedo, com um golo de Madureira logo aos 3 minutos. O Coimbrões procurou reagir, mas acabou por sofrer mais um golo, marcado por Serginho, antes do intervalo (35’). Na segunda parte, Willian (66’) festejou o terceiro dos visitantes que seguem no quinto lugar e não perdem já há sete jornadas consecutivas.
Nesta ronda destaque para a primeira vitória do Boavista SAD na Hyundai Liga Pro, feita contra o Lousada (3-1). Os visitantes ainda se colocaram em vantagem com um golo de Rui Pedro (13’), mas os “axadrezados” reagiram e Rafa empatou (18’). Antes do descanso, Sambú (36’) marcou o segundo para os “panteras”, cujos jogadores mostraram atitude e garra para conquistar uma vitória que ficou selada com o golo de Barroso (59’).
Em Ermesinde o jogo com o Vila Caiz foi decidido nos descontos. Já sem Pepe, expulso aos 63’, a equipa do concelho de Valongo fez a festa com um golo de Leandro Tigre (90’+6’). Até ali, Murilo Gabriel, avançado do Vila Caiz tinha bisado (53’ e 67’) e parece ter mexido com o orgulho da equipa da casa que, a perder por 2-0, fez uma segunda parte intensa. A expulsão de Pepe ainda deu a ideia que o jogo estava decidido a favor dos visitantes, mas Duarte reduziu (72’) e iniciou a cambalhota no marcador. A três minutos do final, Diogo Cunha empatou o jogo de penálti e nos descontos o Ermesinde arrancou os três pontos, que deixam a equipa de Ricardo Barros no sexto lugar.
O SC Rio Tinto foi a Ramalde e surpreendeu o FC Foz com uma vitória por 1-3, a devolver a confiança à equipa de Gondomar. Rui Costa abriu o marcador logo aos 2 minutos. Os "fozeiros" empataram por Gonçalo Vieira (13’) e chegou a dominar o jogo, mas os golos de Guga (63’) e Jean (90’) acabaram por fazer cair os pratos da balança a favor dos rio-tintenses, que soma agora 17 pontos.
Nesta ronda, na parte de cima da tabela, o Gondomar SC empatou a zero com o Aliança de Gandra, mas o resultado não teve impacto na linha de frente, porque os três primeiros empataram todos. O líder Sousense foi ao campo do FC Vilarinho empatar a um golo e o Nogueirense também saiu da Lixa com um empate, mas a dois golos. A equipa da Maia chegou a estar a perder por 2-0 até aos 87 minutos, altura em que Titi reduziu. Nos descontos (90’+2’) Korpys fez o golo do empate e salvou a equipa de uma derrota.
A deslocação do Sousense a Vilarinho acabou por se saldar por um empate a um golo. Rafa (29’) abriu o marcador para o emblema da Foz do Sousa, mas a equipa não conseguiu chegar ao segundo golo, o que permitiu que o Vilarinho acreditasse no empate, que surgiu por Bessa (71’).
No fundo da tabela, o FC Avintes derrotou o Pedras Rubras com um golo de Gonçalo (13’) e saiu dos lugares de despromoção.
