Maia Lidador não perde há dois meses e Aliança segue sem derrotas


A jornada 12 da Hyundai Liga Pro correu de feição ao Maia Lidador, que derrotou o FC Vilarinho em casa por 3-1 – com golos de Serginho (38’), Willian (44’) e Rafa (69’) – e beneficiou do empate do Nogueirense com o Gondomar SC (1-1), para igualar os seus concorrentes do concelho no terceiro lugar, com 24 pontos. O Maia Lidador tem vindo a crescer jornada após jornada, como o confirma o facto de já não perderem há dois meses, ou oito jornadas consecutivas, conquistando 20 pontos em 24 possíveis, desde a última derrota em setembro com o Vila Caiz (0-1).

Enquanto os maiatos confirmaram-se a fortes concorrentes pela subida, quem continua impávido e sereno na liderança é o Sousense, que derrotou o FC Foz por 2-0. Ângelo abriu o marcador logo aos 16 minutos e a equipa da Foz do Sousa, que manteve o jogo sob controlo, contou ainda com Tiago Gomes (54’) para selar a vitória e os três pontos. Com este resultado, o clube gondomarense mantém três pontos de vantagem agora sobre o Aliança de Gandra, este isolado no segundo lugar do campeonato.

A formação do concelho de Paredes acabou por apanhar um susto contra o Boavista FC depois de ter estado a vencer por 2-0, com golos de Michel (34’) e Gabi (51’). A reação dos “axadrezados”, que em quatro minutos empataram por Rafa (80’) e Sambú (84’), ameaçaram levar um ponto para casa. Mas os homens de Calica mantiveram a concentração e a três minutos do fim, Faria devolveu a vantagem aos Gandarenses, que garantiu assim os três pontos e continua a ser a equipa que ainda não sofreu nenhuma derrota nesta Hyundai Liga Pro.

O SC Rio Tinto recebeu e venceu o Aliados de Lordelo por 2-1, com Jardel a encontrar o caminho para desfazer o empate que chegou a registar-se na segunda parte. Os riotintenses já não perdem há um mês e confirmaram neste jogo estar em franca recuperação no campeonato, onde ocupam a sexta posição, precisamente a um ponto do Aliados que já não perdia há quatro jornadas consecutivas.

Nos outros encontros, destaque para a vitória (a segunda) do FC Pedras Rubras no duelo com o Ermesinde (3-1), que deixou os maiatos a um ponto de sair dos lugares de despromoção. Aos 14 minutos, o clube já vencia por 2-0, com golos do goleador Everton (9’) e de Tiago Gomes. O Ermesinde procurou reagir e reduziu o marcador, beneficiando de um desvio de Diogo (40’). Com os três pontos em perigo, os maiatos fecharam-se e na segunda parte Rafa Teixeira (69’) fez o terceiro e carimbou a vitória.

Em Lousada, o jogo foi de muita luta, mas a equipa da casa conseguiu chegar ao golo por Edu (47’) e segurar os três pontos até ao final contra o Avintes, garantindo assim os três pontos e um ponto final na série de resultados negativos. Foram oito jornadas consecutivas sem vencer (seis derrotas e dois empates), que atiraram a equipa para a segunda parte da tabela.

Jogo entre duas equipas a precisar de pontos, o Canidelo empatou com o Lixa a dois golos, resultado que não tirou os gaienses do fundo da tabela e que manteve o Lixa no meio. Os golos surgiram na segunda parte, mas foi preciso esperar pelos descontos para que Rodrigo Neves (90’+5’) empatasse para o Canidelo e segurasse pelo menos um ponto, para azar dos felgueirenses.

O embate entre Vila Caiz-SC Coimbrões acabou adiado devido às más condições atmosféricas.