Depois de 13 jornadas disputadas, um ponto é o que separa o líder Sousense do Aliança de Gandra no topo da Hyundai Liga Pro. A competição nunca esteve numa fase tão competitiva como agora, o que torna cada jogo imprevisível, cheio de emoções e onde qualquer resultado é possível. A deslocação do Sousense a Lordelo foi um exemplo prático, que terminou empatado a dois golos e ninguém se aborreceu, porque o desenrolar dos acontecimentos manteve os adeptos ligados até ao fim. O Aliados esteve a vencer por 2-0, mas um bis de Marco António (68’ e 88’), que resgatou um ponto para os líderes do campeonato.
Esse ponto é o que separa o emblema da Foz do Sousa do Aliança de Gandra, segundo classificado, que foi a Avintes vencer com um golo de Michel em mais uma vitória – e vão oito – que conta a história de uma equipa que tem patenteado uma regularidade impressionante, mantendo-se invicta esta época.
No capítulo das "sensações da jornada" cabe também o FC Foz, que recebeu o Maia Lidador, que não perdia na competição há dois meses, e venceu por 2-1 um adversário com claras aspirações a lutar pela subida. Para os “fozeiros” esta foi mais uma jornada para amealhar pontos e dar continuidade a um percurso tranquilo esta época.
Surpresa também foi a vitória expressiva do Lixa sobre o SC Rio Tinto (4-2). Ao intervalo, a equipa da casa já vencia 2-0, com golos de Ivo (19’) e Gil (39’). Na segunda parte a fatura ganhou ainda mais peso com Nei (50’) a fazer o terceiro. Gui reduziu no minuto seguinte para o SC Rio Tinto, mas Tojo (62’) festejou o quarto. Afonso Sá (85’) voltou a reduzir para os visitantes.
Terceiro melhor classificado a três pontos do Sousense, o Nogueirense venceu o Canidelo (2-1). Varejão fez um autogolo (41) e Nani (64) colocou os maiatos longe de quaisquer surpresas, apesar de Joca (88) ter reduzido.
O FC Pedras Rubras parece ter conseguido dar a volta a um arranque de temporada não tão bom e, ao vencer em Coimbrões por 2-1, saiu dos lugares de despromoção. Caio (21’) colocou os visitantes em vantagem. Ricardo Diogo (44’) ainda empatou em cima do intervalo de penálti e nos descontos, já cinco minutos depois dos 90, uma nova grande penalidade permitiu ao goleador Everton fazer um golo que valeu ouro para os maiatos, que arrancaram assim os três pontos em Silva Matos.
Em Gondomar, o jogo com o Boavista ficou decidido na primeira parte. Elísio abriu o marcador (19’) e Diogo Silva ampliou a vantagem (39’), mas antes do intervalo, Tiago Machado (42’) reduziu para o Boavista. Na segunda parte, o Gondomar SC conseguiu controlar o jogo e carimbar os três pontos que colocam a equipa no sexto lugar.
Já o Ermesinde, empatou em casa com o Lousada (1-1), depois da derrota na jornada anterior em Pedras Rubras (3-1). Nuno Martins colocou o Lousada em vantagem (79’) e não fosse um golo de Neves nos descontos (90’+3’) e o Ermesinde nem o empate teria conseguido. A equipa segue em nono lugar e vai a Gandra defrontar o Aliança na próxima jornada.
No fundo da tabela, o FC Vilarinho não conseguiu evitar a derrota contra o Vila Caiz (2-1)
