SC Rio Tinto e FC Foz em modo “sensação” e Sousense aproveita derrota do Aliança


O Sousense está mais que isolado na liderança da Hyundai Liga Pro. Ao vencer o Lixa por 3-2 e beneficiar da primeira derrota (1-3) do Aliança de Gandra, a formação da Foz do Sousa está agora separada por quatro pontos e a diferença para o terceiro (Nogueirense) passou a ser de seis, na sequência da derrota dos maiatos (4-1), para o SC Rio Tinto. O Nogueirense-Sousense do próximo domingo promete mais emoções fortes e será um teste entre equipas que seguem na frente do campeonato.

Mas os adeptos do Sousense até tiveram de sofrer até o último minuto para festejar os três pontos, depois do Lixa recuperar de duas desvantagens. Só quando os visitantes ficaram com dez, a partir da expulsão de Toni (72’), é que o sentido do jogo mudou. Ainda assim, o destino dos pontos só surgiu aos 90’+7’.

Sensacional foi a vitória do Ermesinde em Gandra, contra o Aliança (1-3), num jogo que chegou empatado ao intervalo (1-1), mas que um bis de Diogo Almeida (70’ e 90’+1’) desequilibrou a favor dos visitantes, em recuperação na classificação. O Aliança de Gandra perdeu pela primeira vez na competição e desloca-se ao terreno do Coimbrões na próxima jornada. Em Rio Tinto viveu-se mais um duelo emocionante entre o SC Rio Tinto e o Nogueirense, que perdeu e cedeu terreno na frente. A eficácia da equipa da casa pesou no jogo e as melhores oportunidades criadas acabaram por fazer a diferença. Jean marcou o primeiro da vitória do SC Rio Tinto na conversão de um penálti (36’), que um bis de Jardel (66’ e 86’) e um golo de Gui (77’) acabaram por acentuar, apesar de Rosas ter reduzido (75’).

Na galeria das vitórias importantes desta jornada entra também a do FC Foz, que foi a Vila Caiz vencer por 1-2. Os visitantes ainda estiveram a perder depois do golo de Babo (53’), mas um bis de Luís Rocha (57’ e 69’) deu a volta ao jogo.

Em Vila Nova de Gaia, o Canidelo empatou a dois golos com o Gondomar SC. Os visitantes conseguiram recuperar o resultado por duas vezes. Ao golo inicial de Varejão (14’), Elísio respondeu de penálti (18’) e ao de Joca (70’) Tiago Cruz (80’) acabou impor o empatar. Em franca recuperação está o FC Pedras Rubras, que derrotou o FC Vilarinho por 3-1 e continua a afastar-se do fundo da tabela. Everton bisou (22’ e 24’) na resposta a um golo de Gonçalo (17’) e na segunda parte Barão fez o terceiro e selou os três pontos.

No fundo da tabela, o SC Coimbrões perdeu em Lousada por 2-1. Ricardo Diogo ainda deu esperanças com um golo (61’), mas um bis de Nivaldo (83’ e 90’+2’) deu a volta ao resultado. Em Ramalde, o Boavista adiantou-se no marcador com um penálti de Tiago Machado (31’), mas na segunda parte o FC Avintes deu a volta com golos de Gonçalo Duarte (63’) e Laurence (67’).