“A vossa vitória é uma inspiração para milhares de jovens”


A Associação de Futebol do Porto homenageou na tarde desta terça-feira, 16 de dezembro, os cinco atletas do FC Porto que se sagraram campeões do mundo pela Seleção Nacional de Sub-17.

A cerimónia decorreu no Centro de Formação da AF Porto (Campo Diogo Jota). Tiago Madureira, vice presidente do FC Porto, Vasco Pinho, Diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Catarina Araújo, vice presidente da CM Porto, Rui Teixeira, Presidente da CM Vila Nova de Cerveira, António Tavares Provedor da SCM do Porto e Presidente da Assembleia Geral do FC Porto, foram algumas das personalidades presentes na homenagem a convite de José Manuel Neves, presidente da AF Porto.

Martim Chelmik, Yoan Pereira, Bernardo Lima, Mateus Mide e Duarte Cunha foram distinguidos pelo contributo decisivo na campanha vitoriosa de Portugal no Campeonato do Mundo de Sub-17, disputado no Qatar, que culminou com o triunfo por 1-0 frente à Áustria na final.

José Manuel Neves, Presidente da Associação de Futebol do Porto, foi anfitrião na cerimónia de reconhecimento aos cinco jovens com fortes ligações aos clubes filiados da AF Porto, sublinhando a qualidade do ecossistema formativo da região.

O presidente destacou o significado profundo desta conquista: “O vosso percurso desportivo enobrece o futebol da nossa Associação e projeta bem alto o futuro do futebol português”, sublinhando ainda que “quando vestem a camisola da Seleção, levam convosco o país inteiro”.

O exemplo destes cinco campeões do mundo é assumido pela AF Porto como uma inspiração para milhares de jovens que diariamente praticam futebol nos campos do distrito, reforçando a importância da formação, do trabalho coletivo e dos valores que sustentam o sucesso desportivo.

“Os resultados mostram-nos que estamos no caminho certo, mas mostram-nos igualmente que temos de continuar a investir, a melhorar e a inovar. Cada conquista deve reforçar o compromisso das instituições com o futuro. O que hoje celebramos não é apenas uma vitória desportiva; é a confirmação de que o nosso modelo de formação está preparado para competir com os melhores do mundo.”