Taça AF Porto 25/26 – Ex-vencedores ficam pelo caminho na IV Eliminatória


A IV Eliminatória da Taça AF Porto marcou o apuramento de 16 equipas para os oitavos de final, num domingo marcado por muitas emoções e muitos golos na prova rainha.

Primeiro campeão da Taça AF Porto desde que a competição foi reintegrada nas competições da AF Porto, o Serzedo, da Divisão da Honra, venceu nas grandes penalidades (5-4 depois de 1-1 nos 90 minutos) o Aliança da Gandra, segundo melhor classificado da Hyundai Liga Pro. O líder desta competição, o Sousense, aliás, também foi afastado nas penalidades frente ao Grijó.

Finalista na época passada, o Nogueirense foi afastado pelo Valonguense (2-1), equipa que chegou às meias-finais na temporada anterior, sendo afastada pelo próprio emblema maiato.

Vencedor há três épocas, o Foz também despediu-se da Taça ao cair frente ao Ermesinde (2-1). Outras três formações também que já levantaram o troféu da prova rainha também foram eliminadas: Vila Caiz (3-1 para o Termas de São Vicente), Oliveira do Douro (1-0 para o Folgosa da Maia) e Coimbrões (perdeu por 2-4 nas penalidades para o Águias de Eiriz).

Vilarinho e SC Rio Tinto, dois clubes que também já conquistaram esta competição, ao contrário dos outros, avançaram para os oitavos de final ao vencerem os seus duelos contra Vila FC (1-0) e FC Lagares (0-1) respetivamente, e continuam atrás do seu segundo troféu na Taça AF Porto.

Resultados finais da IV Eliminatória:

Varziela 1-4 Gondomar SC
Serzedo 1-1 (5-4 g.p) Aliança de Gandra
Valonguense 2-1 Nogueirense
Grijó 0-0 (4-3 g.p) Sousense
SC Nun´Álvares 2-0 Lamoso
Aliados Lordelo 2-1 Pedras Rubras
Ermesinde 2-1 FC Foz
FC Lagares 0-1 SC Rio Tinto
Folgosa da Maia 1-0 Oliveira do Douro
Vilarinho 1-0 Vila
Termas São Vicente 3-1 Vila Caiz
Lixa 2-0 Ataense
Coimbrões 1-1 (2-4 g.p.)Águias Eiriz
Arcozelo 4-1 Gervide
Roriz 3-1 Dragões Sandinenses
Gondim Maia 2-2 (3-5 g.p.) Gens SC