Liga AF Porto Carlos Alberto avança com nova dinâmica a partir de 31 de janeiro


A Associação de Futebol do Porto vai dar continuidade à Liga AF Porto Carlos Alberto, mas em 2026 a prova vai entrar numa nova dinâmica de encontros, alinhada com as orientações da UEFA e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e do IPDJ para a organização de competições nestes escalões.

De acordo com estas recomendações, as atividades devem assumir um carácter exclusivamente lúdico, sem componente competitiva. Neste sentido, a AF Porto reforça a Liga AF Porto Carlos Alberto como um conjunto de encontros centrados no prazer de jogar futebol, no convívio saudável entre equipas, na promoção de comportamentos éticos e nos valores formativos do desporto.

A partir do dia 31 de janeiro, entra em vigor o novo formato, que visa potenciar o ambiente de partilha e a qualidade organizativa dos encontros. A principal novidade passa por reunir todas as equipas num único recinto desportivo, pertencente a um elemento de cada série, permitindo uma gestão mais integrada e um contexto mais favorável ao espírito educativo e lúdico da iniciativa.

Em cada recinto, serão realizados seis jogos em simultâneo, mantendo-se a presença de árbitros, com o objetivo de assegurar o cumprimento das regras e preservar o foco nos bons comportamentos de todos os intervenientes.

No âmbito desta reorganização, a AF Porto enviou aos clubes um caderno de encargos com as regras de organização dos encontros, incluindo documentação de apoio para que o clube anfitrião possa promover ações específicas de sensibilização e valorização de atitudes positivas junto de atletas, treinadores e demais agentes desportivos.

A Liga AF Porto Carlos Alberto envolverá, nesta dinâmica, 410 equipas inscritas e cerca de 3.500 atletas, num movimento que reforça o compromisso da AF Porto com um futebol de formação assente na educação, no respeito e na vivência saudável do jogo.