O Maia Lidador viajou até Vila Caiz, conseguiu vencer por 2-1 e conquistou a liderança da Hyundai Liga Pro, aproveitando da melhor maneira a derrota do Aliança de Gandra, em casa, contra o Canidelo (0-1).
Os homens liderados por Bock não perderam tempo e marcaram logo no minuto inicial da partida por Serginho, obrigando o Vila Caiz a correr atrás do prejuízo. Os amarantinos reduziram ainda antes do intervalo na conversão de um penálti, mas William (49’) fez o segundo golo dos maiatos, que vale a liderança isolada da Hyundai Liga Pro, à 21 jornada.
Em Gandra, o até então líder Aliança foi surpreendido pelo Canidelo, resultado este que fez a formação gaiense sair definitivamente no fundo da tabela, após três vitórias e um empate alcançados nas quatro últimas jornadas. Murilo marcou (42’) para os canidelenses, um golo que se revelou suficiente para vencer. O Aliança tem menos um jogo e é quarto classificado.
No segundo lugar do campeonato surge o Nogueirense, que venceu um emabte difícil contra o Boavista 1-2. Tiago Machado ainda colocou os “axadrezados” em vantagem até o intervalo, mas os maiatos subiram de rendimento e Jony empatou (57’) e já em cima do minuto 90, o mesmo bisou e consumou a cambalhota do marcador a favor do Nogueirense, que subiu assim ao segundo lugar, um ponto atrás do Maia Lidador.
Logo atrás, mas com os mesmos pontos, está o Sousense, que goleou em Pedras Rubras (0-4) e pôs fim a quatro jornadas consecutivas a não vencer (duas derrotas e dois empates), que custaram a liderança e colocaram a equipa da Foz do Sousa a um ponto do primeiro lugar. Alcobia (10’ e 26’) e João Pinto (65’ e 73’) fizeram os golos.
A atravessar um bom momento está o Ermesinde, que goleou o Aliados de Lordelo (4-1) graças a uma exibição muito forte, principalmente na primeira parte, frente a um adversário que tem sido um dos protagonistas do campeonato com pontos conquistados às equipas da frente. Só que desta vez, a equipa de Ricardo Barros fez uma grande exibição e não deu hipóteses. Ao intervalo, o Ermesinde já vencia por 3-0. O goleador, Leandro Tigre, bisou (2’ e 42’), Barreiro (7’) e Filipe Marques (51’) marcaram os restantes da equipa da casa e Gonçalo Pinto (85’) marcou para os visitantes.
Nos outros encontros da 21ª jornada, destaque ainda para a goleada do Gondomar SC frente ao Vilarinho (4-1), num jogo em que Caco bisou (16’ e 55’) e Diogo Barbosa (65’) e Leite (90’+2’) apontaram os restantes golos dos anfitriões. Mica (71’) fez o golo dos vilarinhenses.
No fundo da tabela, o Coimbrões continua em modo recuperação e derrotou o FC Foz por 1-0 com um golo de Ricardo Diogo (25’), mas acabou o jogo com nove, depois das expulsões de Sissé (25’) e Vinícius (90’+3’). Ao cabo da quarta jornada sem perder (três vitórias e um empate), o Coimbrões igualou os 20 pontos do Lixa e está bem lançado para sair da zona de despromoção. Precisamente, o Lixa perdeu contra o Avintes e deu um passo atrás na luta pela fuga à descida. Já os gaienses reforçaram o 13º lugar contra um adversário direto que ficou agora a quatro pontos, embora tenha um jogo a menos. Cuadrado (66’) e Rocha (87’) foram os autores dos golos da vitória avintense.
Por último, o Lousada derrotou o SC Rio Tinto (2-1), mas precisou de dar a volta ao resultado. Caeiro (5’) colocou os riotintenses em vantagem e Pany só empatou aos 82 minutos, mas já nos descontos (90’+5’), Yannick fez um autogolo que deu a vitória aos lousadenses.
