Manhã nas escolas Maia para acompanhar evolução do projeto ABC da Bola


No seguimento da série de reuniões descentralizadas iniciadas em novembro, em Baião, a Associação de Futebol do Porto deslocou-se esta terça-feira, ao concelho da Maia, numa jornada inteiramente dedicada à proximidade institucional, à formação e à promoção da atividade desportiva junto da comunidade local.

A manhã ficou marcada pela visita da Direção da AF Porto a duas escolas do concelho onde decorrem ações integradas no programa ABC da Bola, iniciativa que promove a prática desportiva, o desenvolvimento motor e hábitos de vida saudáveis junto das crianças do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. A representar o município da Maia nestas duas iniciativas esteve o Vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro.

Pelas 10h00 a visita foi à escola EB de Enxurreiras, acompanhando uma ação de parametrização e avaliação física das crianças envolvidas no projeto, realizada por responsáveis da FADEUP. Este momento permitiu observar de perto a evolução motora dos participantes e recolher indicadores fundamentais para a melhoria contínua do programa.

Já pelas 11h00, seguiu-se a visita à EB do Paço, onde teve lugar uma demonstração do ABC da Bola que envolveu centenas de crianças. Num ambiente de entusiasmo os alunos passaram por várias estações com atividades físicas e de coordenação motora, reforçando a vertente lúdica e educativa do projeto.

No final das visitas às escolas, o presidente da AF Porto, José Manuel Neves, sublinhou a importância do contacto direto com a comunidade educativa e do conhecimento inloco das circunstâncias em que se desenvolve o projeto.

“O ABC da Bola é um investimento claro no futuro. Estar nas escolas, ver as crianças envolvidas, felizes e ativas, confirma que estamos no caminho certo. Este projeto não é apenas sobre futebol, é sobre educação, saúde e valores. É importante vir aos locais e ter este contacto direto com a comunidade, pois as decisões só podem ser tomadas com conhecimento.”

O dirigente destacou ainda a parceria com as autarquias e instituições de ensino:

“A colaboração com a Câmara Municipal da Maia, um parceiro muito presente, com as escolas e com entidades como a FADEUP é fundamental para garantir qualidade, rigor e impacto real. Só com este trabalho em rede conseguimos promover hábitos de vida saudáveis desde cedo e criar bases sólidas para o desenvolvimento desportivo no distrito.”

O programa do dia dedicado ao concelho da maia continua da parte da tarde. Às 18h00 os clubes filiados reúnem com a AF Porto e a Câmara Municipal e às 19h00 a Direção da AF Porto reúne no mesmo local (Quinta dos Cónegos), com a presença do executivo municipal.