O Aparecida venceu o SC Rio Tinto (2-0) e aproximou-se do pelotão da frente da Decathlon Liga Pro. A equipa dos “Guerreiros da Vila Mítica” aproveitou o empate do Ermesinde com o Lousada (0-0) para igualar os 16 pontos e o Vila Caiz, no quarto lugar. Um golo de Bacar logos aos 3 minutos e outro de Carlos Monteiro (75’) escreveram a história de mais uma vitória dos homens de José Oliveira.
Na frente, o Nogueirense mantém-se na liderança isolada com oito jornadas disputadas, mas pode agradecer ao goleador Valbuena, que marcou o golo da vitória (2-3) frente ao Canidelo, já numa fase de desespero, quatro minutos depois dos 90. A próxima jornada pode ser uma espécie de tira-teimas, uma vez que vai colocar frente-a-frente Nogueirense e Lavrense, um duelo entre os dois primeiros deste campeonato, que promete emoções fortes.
No segundo lugar, a três pontos, mantém-se o prório Lavrense, que venceu o Aliança de Gandra (4-2) e segue determinado na luta pela liderança. Carlitos e Zé Campos, de penálti, colocaram os anfitriões em vantagem, apesar de Rafinha ainda ter reduzido para o Aliança antes do intervalo, mas Vitinha e Tomás Santos ampliaram a vantagem. Ferreira (70’) estabeleceu o resultado final. A formação do concelho de Matosinhos é uma das grandes surpresas positivas da competição e está a fazer por merecer este bom início de campeonato.
Já o Baião também não desarma e foi ao Estádio do Padroense vencer por 0-2 com golos de Doudou e Yemi, que valeram mais três pontos. A equipa de Bruno Cristiano mantém-se assim sem perder à 8ª jornada, algo que só o líder do campeonato também consegue nesta fase. O Baião recebe o Canidelo, que luta acima da linha de água. Com três pontos a separar os dois primeiros e quatro entre líder e terceiro classificado, muita coisa pode acontecer.
O Vila Caiz alcançou uma vitória importante em casa, contra o São Martinho (2-1). Abílio (10’) inaugurou o resultado e Landing (80’) dilatou a vantagem de penálti. Na reta final, Vítor Andrade (87’) reduziu também dos 11 metros. O São Martinho segue em 7º com 12 pontos, mais um do que o Gondomar SC, que recebeu e venceu o Freamunde por 3-0. João Filipe bisou e John apontaram os golos do encontro, apesar das duas equipas terem chegado ao intervalo com dez.
Em Lordelo, o Aliados foi derrotado pelo FC Foz que se impôs (1-3) e respira melhor na tabela classificativa. Iván, David e Gonçalo Duarte marcaram os golos dos “fozeiros”, que venceram o segundo jogo apenas em 8 jornadas. Rui Pinto fez o tento do Aliados. Com esta derrota, a equipa de Lordelo segue nos lugares de despromoção e vai ter uma deslocação difícil a Rio Tinto, na próxima jornada. Já o FC Foz recebe o Pedras Rubras.
Quem saiu dos lugares de descida foi o Coimbrões, que venceu também fora de portas o FC Pedras Rubras (0-3) com golos de Cris, Freitas e Lourenço. Os gaienses somam agora nove pontos (sendo duas vitórias nos últimos dois jogos) e recebem o Vila Caiz na próxima ronda para um desafio difícil contra uma equipa que luta nos lugares da frente do campeonato.
