O árbitro da Associação de Futebol do Porto Adelino Silva foi distinguido duranta a cerimónia do Cartão Branco de 2024, promovida pelo IPDJ (Instituto Português da Juventude e do Desporto) e pelo PNED (Plano Nacional da Ética no Desporto.
O juiz do distrito do Porto (C8 – Futebol), foi premiado por ter mostrado um total de 11 cartões brancos nas competições de futebol, tendo sido o árbitro que mais vezes recorreu ao cartão a nível nacional.
De lembrar que o Cartão Branco é uma forma de “premiar” atitudes éticas e desportivas por parte de todos os elementos que participam no jogo, elevando o espírito ético e de boas práticas de jogadores, agentes desportivos e espetadores. A promoção dos bons exemplos e o destaque para a vertente educativa é também outra das valências associadas a esta iniciativa.
Ao longo do ano foram 11 as vezes que Adelino Silva mostrou o cartão branco, destacando-se por promover ações como as que a seguir se descrevem: “Durante um jogo, jogadores e staff fizeram uma homenagem ao atleta da equipa visitante (adversária) que está a passar por um tratamento. Entre cartazes e escrituras em camisolas, adereços, fotografias e vídeos fizeram chegar ao atleta uma mensagem de força.”