Canidelo e Vila FC garantem Pro-Nacional – Sousense ganha e apura-se como melhor oitavo


O Canidelo e o Vila FC vão disputar a Pro-Nacional na próxima temporada depois de vencerem na última jornada da Divisão de Elite. Os canidelenses derrotaram o Infesta fora de casa (1-3) e o clube do Parque Soares dos Reis ganhou ao SC Coimbrões (4-3). O herói do jogo foi João Nevoa, autor de um hat-trick (7’, 44’ e 63’), que se revelou decisivo num encontro com peso determinante para a próxima temporada da equipa de Vila Nova de Gaia. Pelo Coimbrões, destaque para Matheus Custódio, que bisou (3’ e 53’), num jogo que só ficou decidido depois da hora de jogo, já com três golos marcados de cada lado.

Quem falhou o objetivo do apuramento para a Pro-Nacional foi o FC Foz, que empatou (1-1) na deslocação ao campo do Folgosa da Maia. André Novais até adiantou a equipa da casa (58’), mas Nuno Silva (72') empatou para os fozeiros, que terminaram a Divisão de Elite na oitava posição na Série 1. Contudo, como na Série 2 o Sousense obteve mais pontos, foi o emblema da Foz do Sousa que se apurou para a nova competição.

Nos outros encontros, destaque para o SC Rio Tinto-Varzim B, que terminou com oito golos (4-4) e um hat-trick de Sadat Ahmed (12’, 27’ e 32’) pelos poveiros, que quase ficavam com os três pontos, não fosse um golo de Fábio Andrade, em cima do minuto 90, que estabeleceu o empate final.

O Candal foi ao Estádio do Tourão e venceu o Dragões Sandinenses por 3-4 com golos de Branquinho (9’), Couceiro (42’), Miguel Sousa (60’) e Nuno Costa (76’). A equipa da casa respondeu com um bis de Hugo Alves (73’ e 88’) e Ricardo Reis (14’). O FC Avintes venceu o FC Pedras Rubras (3-1). O Maia Lidador ganhou ao Gondomar SC B (1-0) e o Padroense recebeu e venceu o líder Leça FC (1-0).

Na Série 2, o grande destaque vai para o Sousense, que não facilitou e venceu o Ermesinde 1936 por 3-0, garantindo assim o apuramento para a Pró-Nacional como melhor oitavo das duas séries da Divisão de Elite. O Lousada ainda alimentava esperanças à partida para esta última ronda, mas perdeu em casa com o São Martinho (0-2).

O líder, Aliança de Gandra não vacilou na deslocação ao Citânia de Sanfins e goleou (1-4). Já o Alpendorada, segundo classificado, recebeu e empatou com o Vila Caiz (2-2), terminando a 17 pontos do primeiro lugar.

O Barrosas recebeu e venceu o Valonguense por 2-1 e entregou a lanterna vermelha desta Série 2 ao Águias de Eiriz, que empatou em casa com o FC Vilarinho (1-1). No fundo da tabela, o Sobrado também perdeu em casa com o Lixa (3-4). João Leite destacou-se com um hat-trick (11’, 20’ e 80’) decisivo para os visitantes garantirem mais uma vitória – quinta consecutiva – a encerrar o campeonato. O Aliados de Lordelo venceu o São Lourenço do Douro por 2-0.