O FC Lixa foi considerada, por muitos, a equipa-sensação da Divisão de Elite da temporada 2024/2025. O emblema do concelho de Felgueiras fez uma recuperação notável durante a temporada: conseguiu terminar o campeonato na 5ª posição, com 50 pontos, e carimbar o apuramento para o Campeonato Pró-Nacional, nova prova que a Associação de Futebol do Porto vai criar a partir da próxima época e que será o maior escalão do futebol distrital.
Para conseguir este feito, o FC Lixa teve de fazer uma “recuperação notável” na tabela. À 10.ª jornada, o conjunto azul e branco tinha somado apenas três pontos. E aqui pode-se dizer que a equipa toda teve grande mérito, em especial, a dupla de ataque dos lixenses comandada por Fredwilson Cleiton Mendonça e John Abraham.
Um natural de Cabo Verde e outro da Nigéria, foram responsáveis por 18 dos 47 golos do Lixa na Divisão de Elite, divididos entre os 10 de Abraham e os 8 de Mendonça, o que corresponde a quase 40% dos golos marcados pela formação felgueirense. A AFPorto entrevistou os dois jogadores para saber um pouco das suas histórias e como se conseguiram impor como dupla.
Podes assistir à entrevista completa no vídeo abaixo.