AB92 UDC Santo Tirso aposta no futsal sénior


A AB92 UDC Santo Tirso vai abrir as portas para futsal sénior esta temporada. Os dirigentes do clube já tinham pedidos há alguns anos de vários pais de jogadores da formação para a criação de uma equipa e agora, nesta nova época desportiva, este projeto vai arrancar. Na temporada passada a ideia ainda não tinha pernas para andar.

“É verdade que tínhamos muitos pedidos de pais que queriam que fosse criada uma equipa sénior. Havia muitos jogadores da formação que não tinham outro remédio senão deixar o clube para continuar a jogar. Fomos criando condições para que a nossa equipa sénior fosse sustentável. Na época passada ainda não tínhamos condições, mas esta época sim e resolvemos apostar. Agora esperamos que a equipa funcione”, comentou Bruno Maia, Presidente do emblema de Santo Tirso.

A formação foi sempre a prioridade do clube, que está filiado na AF Porto há apenas duas épocas, e que conta com equipas Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15.

“Chegamos a ter uma equipa de futsal de veteranos, que até conseguiu bons resultados, antes de nos filiarmos na associação, entretanto muitos foram para uma equipa vizinha, porque não tínhamos seniores no AB. Com a abertura da nossa equipa sénior, alguns regressaram e vão ajudar-nos a construir uma boa equipa”, acrescentou o presidente com esperança de que o AB seja encarado com respeito: “Não queremos ser o bombo da festa, como se costuma dizer e acredito que vamos ter qualidade e conseguir dar luta. Ninguém vai entrar para perder, queremos dar uma imagem positiva, embora saibamos que estamos a começar”.

A concretização deste projeto da equipa sénior dá prioridade aos jovens do clube. “Vamos trabalhar com a prata da casa e na próxima temporada poderemos tirar as nossas conclusões, mas como digo, com noção da realidade. Vamos com os pés assentes na terra”, argumentou.

Além da equipa que está a ser construída, o clube também tem uma estrutura para enquadrar o grupo. Ricardo Pelayo é coordenador e ainda dá uma ajuda à equipa técnica. “Sabemos que vamos defrontar algumas “trutas” com uma equipa de miúdos da formação, aos quais estamos a juntar alguns jogadores mais experientes, porque ninguém gosta de jogar para perder. Vamos tentar entrar bem, mas com noção da realidade para quem está a começar, porque mais importante para nós é dar continuidade à evolução dos nossos jovens da formação”, reforçou.

O clube vai estrear a sua equipa sénior na Série 2 da I Divisão de futsal.