ABC da Bola chega ao Porto com Helton como embaixador


Ao 12.º protocolo assinado, o programa ABC da Bola chegou à cidade do Porto na tarde desta segunda-feira, com a Escola Básica dos Castelos a servir de base para a assinatura do protocolo entre a Associação de Futebol do Porto e o Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo. A novidade, desta vez, foi a presença do embaixador da Associação do Futebol do Porto, o antigo futebolista profissional Helton, histórico guardião do FC Porto, que fez as delícias dos mais novos com uma pequena conversa, fotografias e muitos autógrafos.

No ato simbólico da assinatura do protocolo, estiveram, além dos responsáveis da Associação de Futebol do Porto, com o Presidente José Neves a liderar a comitiva e a ser acompanhado pelo Diretor do Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, Pedro Almeida, pelos Vereadores do Desporto e Educação da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo e Fernando Paulo, respetivamente, e ainda pelo Diretor Regional da Educação do Norte, Luís Lobo.

Presentes estiveram também os representantes de alguns clubes do concelho do Porto, que fizeram questão de marcar presença deste dia especial para os jovens alunos. A saber: FC Porto, FC Foz, Boavista FC, Dragon Force, Fontaínhas, Associação Bairro do Viso.

De lembrar que o projeto ABC da Bola tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas tinha avançado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.

José Neves (Presidente AF Porto)

"Não há desporto sem autarquias, aproveito para cumprimentar também o sr verador regional, sr diretor do agrupamento, e um cumprimento especial ao meus colegas e ao Helton que acaba de integrar a equipa da AFP como embaixador. Nos iniciamos esta caminhada do ABC da Bola no dia mundial da criança em Vila do Conde, e logo percebemos que era importante, que no currículo das crianças consta-se a modalidade do futebol e do futsal. Em segundo lugar porque queremos ajudar os professores a combater as novas doenças e vícios. Ou seja, a época digital é extremamente importante para as crianças, mas também é um fator que leva as crianças a estarem muito tempo sentadas e sem prática desportiva. Este é o verdadeiro motivo. Queria também agradecer a presença dos clubes da associação de futebol do porto porque são esses que garantiram que estas crianças que hoje estão a ter os primeiros contactos com o futebol vão depois ser ajudados pelos nossos clubes se esse for o caso.

Pedro Almeida (Diretor Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo)

"A colaboração do Agrupamento de Escolas Pereira de Melo e da AFP já vem de longe, temos trabalhado juntos em vários projetos. De facto a prática desportiva é essencial para os nossos alunos, e no nosso agrupamento preocupamo-nos com isso. O desporto faz parte da matriz do nosso agrupamento, por isso, temos o Curso Profissional de Desporto como oferta educativa. Por isso mesmo, aproveitando esta oportunidade, e a celebração deste protocolo, para trabalhar com estes alunos e professores na prática desportiva." O Helton que como todos sabem foi um excelente profissional, e é uma pessoa integra, não podia ter sido a melhor escolha porque assim poderá transmitir todos os valores que tem para as crianças.

Luis Lobo (Diretor Regional da Educação do Norte)

A pandemia veio trazer grandes problemas, todas estas crianças e alunos tiveram em casa, e isso trouxe graves problemas, como psicossociais e motor, e este tipo de parcerias vem trazer a oportunidade para que mias rapidamente as crianças consigam recuperar aquilo que perderam. É com grande satisfação que vou vendo a elaboração do protocolos estão a ser feitos com outras escolas em diferentes concelhos porque todos nos sabemos, que a pratica da atividade física ainda carece de um maior desenvolvimento, desta forma está a ser potenciado através deste protocolo e que esperamos que tenha sucesso e que daqui a uns tempos possamos ver estas crianças a praticar desporto regularmente.

Catarina Araujo (Vereadora do Desporto da CM Porto)

"Acho que não poderia haver melhor embaixador para aquilo que eu sei que são os objetivos e a mensagem que este programa quer transmitir. De facto é um enorme gosto contar com o Helton e pelo que ele tem feito pelo desporto, mas acima de tudo por aquilo que ele significa, dos valores que nos queremos muito que o desporto transmita. Resta-me agradecer à AFP por ser um parceiro inestimável da Câmara Municipal do Porto na produção da prática desportiva, não só através do fomento como de programas como este."

Fernando Paulo (Vereador da Educação da CM Porto)

"O Porto quer afirmar-se como uma cidade educadora e para isso, não pode ser a escola sozinha, mas sim a cidade, onde é o palco que tudo acontece, e onde todos contribuímos para que aconteça a educação. A atividade desportiva para além de todo o mérito e importância que tem, também contribui para a socialização, para despertar os valores e também para contribuir para um dos desafios atuais da humanidade, a saúde e o bem estar. Há uma missão, para além da generalização e de contribuir para a prática desportiva é também uma possibilidade para sensibilizar e despertar para aqueles que gostam de futebol e de futsal."