Aberta as filiações das equipas de Walking Football


Ainda se encontram abertas as inscrições para as equipas (novas ou existentes) de Walking Football da Associação de Futebol do Porto para a época 2024/25.

Walking Football - O que é?

O Walking Football é uma modalidade adaptada de futebol, a andar, destinada a pessoas a partir dos 50 anos (inclusive), onde não existem corridas, saltos, rasteiras, carrinhos ou cortes, visando sempre a proteção do praticante.

O grande objetivo é incentivar a prática desportiva, mas também promover a integração e o convívio de grupo em prol de uma vida mais ativa.

Quem pode criar uma equipa de Walking Football?

Para além dos clubes de Futebol/Futsal, qualquer entidade devidamente constituída, como por exemplo: Municípios, Juntas de Freguesia, Santas Casas da Misericórdia, Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Universidades Séniores.

Para criar a equipa, as entidades devem-se filiar na A.F. Porto. Para conclusão desse processo, são necessários os seguintes documentos:

  • Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC);
  • Estatutos e/ou Ata de tomada de posse dos órgãos sociais da entidade;
  • Comprovativo do Seguro Responsabilidade Civil das Instalações Desportivas para o exercício da atividade e danos próprios (nº apólice e seguradora).

O processo de Filiação das entidades é realizado através do preenchimento do seguinte formulário: https://forms.gle/eJaqvX2ar7Qh2goE6.

Como são compostas as equipas e quais as principais regras?

ATLETAS

  • Cada equipa deve ser constituída por 10 (dez) praticantes no mínimo, onde 25% (vinte por cento) seja representada por um dos sexos;
  • Todos os atletas têm de realizar exame médico-desportivo para serem inscritos na plataforma SCORE.

EQUIPA TÉCNICA

Todas as equipas deverão ser acompanhadas pelos seguintes agentes desportivos:

  • Um/a professor/a licenciado/a em Educação Física / Ciências do Desporto ou um técnico com experiência profissional em populações sénior e devidamente habilitado com formação específica em Walking Football (a ser realizada pela Associação de Futebol do Porto em parceria com a FPF);
  • Um/a fisioterapeuta ou enfermeiro/a ou um/a técnico/a devidamente habilitado com formação em suporte básico de vida e DAE (poderá ser o próprio professor, acumulando funções);
  • Um/a dirigente.

PRINCIPAIS LEIS DE JOGO

Os jogadores não podem correr, tendo de manter sempre um pé a tocar no solo;

  • Cada equipa é formada por cinco elementos, homens e mulheres, sem guarda-redes.
  • O campo tem as dimensões máximas de 42x25m e a duração do jogo é de 40 minutos, divididos em duas partes de 20 minutos.
  • Os jogadores não podem dar mais de três toques consecutivos na bola e esta não pode subir acima da linha da cintura (1 metro do solo). O golo só é válido se marcado dentro da área de penalti;
  • O Walking Football pode ser jogado em vários tipos de piso (sintético, madeira, relva sintética ou relva natural), todavia, deve ser liso, plano e não abrasivo.

REGULAMENTO DE APOIO

Existe alguma Prova associada ao Walking Football?

A Associação de Futebol do Porto organiza diversos Encontros Distritais ao longo da época desportiva (setembro a junho). Os Encontros não têm qualquer caráter competitivo, não havendo resultados de jogos. As equipas jogam entre si, numa iniciativa de promoção da atividade física e de interação social entre os atletas.

As inscrições para os Encontros serão posteriormente anunciadas, sendo que só poderão participar equipas cujos clubes ou entidades estejam devidamente Filiadas na AFP.

Quais as condições necessárias para se ser praticante de Walking Football? 

Para saber quais as equipas mais próximas da sua zona de residência, entre em contacto connosco. Se não ficou totalmente esclarecido ou gostava de obter mais informações, pode contactar-nos através do endereço geral@afporto.pt.