Academia AFP: Assinada escritura da parcela cedida pela CM Porto


Decorreu na tarde desta terça-feira, na Câmara Municipal do Porto, a assinatura da escritura referente ao terreno para a construção da futura Academia de Futebol da Associação de Futebol do Porto, na Prelada. Após a escritura da parcela referente à Santa Casa de Misericórdia, foi agora a vez do terreno de implementação da obra estar totalmente nas mãos da Associação de Futebol do Porto, graças à cedência da fatia pertencente à autarquia.

Este momento simbólico aconteceu no edifício Paços do Concelho e juntou à mesa o Presidente da Associação de Futebol do Porto, José Neves, o vice-Presidente José Guimarães, e a Vereadora do Desporto Catarina Araújo, que representou o município neste ato.

Para o Presidente da Associação de Futebol do Porto este foi um passo absolutamente fundamental e mais um rumo ao futuro, pois esta infraestrutura é uma necessidade muito evidente para a evolução da instituição que preside: “Esta academia terá uma componente desportiva e de logística que servirá a cidade, o concelho e o distrito, uma vez que podemos dizer que ali vamos criar um jardim aberto a todos, onde as pessoas se sintam bem e que conjugue o desporto, o social e o lazer”, disse

Sobre a fase seguinte, José Neves afirmou que aguarda luz verde do município para avançar: “O projeto está a ser apreciado na CM Porto. A Câmara tem que obrigatoriamente consultar várias entidades para que seja aprovado e nós aguardamos para que de seguida possamos lançar o concurso público para a obra. É importante, porque, caso tenhamos uma oportunidade de recorrer a fundos comunitários, assim o faremos”, frisou, antes de apontar ao verão para o início das obras na Prelada e um período a rondar os dois anos para a conclusão das mesmas.

Já Catarina Araújo, Vereadora do Desporto da autarquia portuense, lembrou a boa vontade da Associação de Futebol do Porto e a sua abertura à sociedade, classificando a futura academia como uma "infraestrutura de excelência" que vai nascer na cidade.

“Vai ser possível que todos usufruam de condições ideais para a prática do desporto, com cuidado especial na saúde, no bem-estar e no acompanhamento de todos”, disse.