A Associação de Futebol do Porto procedeu à entrega dos diplomas e placas de certificação referentes à época 2023/24, a 221 entidades, numa cerimónia que decorreu no Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP.) José Manuel Neves, Presidente da AFP começou por enaltecer o esforço de todos os clubes filiados, sublinhando a importância de não só formar atletas, mas também cidadãos para o mundo.
"Sei que existem vicissitudes diferentes por detrás de cada um destes diplomas: Clubes diferentes, realidade distintas, com contextos socioculturais e económicos diversos. Somos reconhecidamente os melhores entre os jogadores, treinadores, os dirigentes e os árbitros. Mas não o seriamos sem o esforço que hoje aqui reconhecemos: a formação. Sabemos que os nossos clubes não se limitam a ensinar futebol ou futsal, mas também valores como o respeito, a disciplina, o espírito de equipa e a resiliência. Estes são, sem dúvida, pilares fundamentais na formação dos cidadãos do amanhã."
José Manuel Neves também comentou o grande crescimento que a certificação teve nos últimos anos e o papel fundamental de todos os intervenientes para que o crescimento dos clubes de futsal e futebol, qualificando ainda mais a prática destes desportos no distrito do Porto.
"Consciente da importância deste processo de certificação desde que tomei posse como Presidente da AF Porto, no ano de 2021 eramos na 270 clubes e 137 entidades certificadas. Ao entregar hoje 221 diplomas não posso deixar de manifestar o meu orgulho, pois estaríamos muito perto de alcançar a marca a que nos propusemos. Hoje somos 514 clubes, que são a casa de mais de 46 mil atletas. O objetivo continua por cumprir e por isso o desafio continua a ser o mesmo: certificar cada vez mais clubes. E não vamos abrandar!"
Perante um auditório cheio, onde marcaram presença várias personalidades, com destaque para Pedro Proença, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e vários vereadores do desporto das autarquias dos 18 concelhos do distrito do Porto,
Em representação da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo, Vereadora com o Pelouro do Desporto, assinalou que "os municípios são sempre grandes parceiros dos clubes. Esta parceria, esta cooperação, este reconhecimento entre estas duas entidades nunca esteve tão vivo. Estou certa de que o distrito do Porto está num excelente caminho de crescimento, a formar cada vez mais entidades certificadas"
De seguida, Pedro Proença tomou a palavra para assinalar a sua primeira intervenção como Presidente da FPF na Associação de Futebol do Porto.
"Mais uma vez, o número de entidades certificadas volta a aumentar no distrito do Porto, em mais de 20%. É um reflexo de um enorme esforço da AF Porto, de toda a sua sub-comissão de Certificação, que em conjunto com os clubes, tem desenovlvido um trabalho extraordinário, no sentido da qualidade e da capacitacação, de procurar cada vez mais melhores condiçoes para obtenção destes centros de qualidade de formação desportiva."