A sede da Associação de Futebol do Porto acolheu, esta terça-feira (16 de dezembro), a já tradicional cerimónia oficial de atribuição de insígnias aos novos árbitros de futebol e futsal, provenientes dos cursos de arbitragem promovidos pela AF Porto.
O momento simbólico assinalou a integração de uma centena de novos árbitros na estrutura associativa e na família da AF Porto, reforçando o quadro de arbitragem e valorizando o papel determinante da arbitragem no desenvolvimento competitivo e formativo das duas modalidades.
Dos novos juízes, destaque para os cerca de 20 elementos femininos que receberam as suas insígnias se juntam ao lote de árbitrs e árbitras que passarão a percorrer os campos do distrito.
Num auditório da Associação de Futebol do Porto repleto, com muitas caras conhecidas da arbitragem nacional, a cerimónia oficial foi aberta institucionalmente pelo Presidente da AF Porto, José Manuel Neves, sendo que também tomaram a palavra o Presidente do Conselho de Arbitragem, Carlos Carvalho, os representantes da Federação Portuguesa de Futebol (Vasco Pinho, Luís Estrela e Duarte Gomes tomaram a palavra) e da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (José Rodrigues).
"A partir de hoje todos vocês começam uma caminhada difícil. A minha primeira palavra para vocês é de apoio: nunca estarão sós neste caminho e terão sempre da Associação de Futebol do Porto uma palavra de apoio de encorajamento. Olhamos hoje para esta plateia e vemos muitas caras que como vocês aqui começaram e que chegaram ou estão a fazer o caminho para chegar ao topo da arbitragem nacional e internacional, seja no futebol, futsal ou futebol de praia. São estes os exemplos que vocês devem seguir, pois nas mesmas circunstâncias, ou talvez com um pouco menos de condições e acompanhamento, os nossos árbitros mantiveram-se na elite nacional e mundial. O segredo, esse, continua a ser o mesmo: trabalho, dedicação e muita entrega à arbitragem. Sejam todos muito bem-vindos a esta família", afirmou o Presidente José Manuel Neves.
Ao longo da sessão, foi sublinhada a importância do percurso de formação agora concluído e o compromisso exigido a quem assume, a partir deste momento, funções oficiais no futebol e no futsal, num caminho que se pretende marcado pelo rigor, responsabilidade e espírito de serviço ao jogo.
Na plateia presente não faltaram exemplos disso mesmo. Árbitros já no ativo que levam as insígnias da AF Porto e da FPF nos diferentes patamares do futebol, futsal e futebol de praia, sendo, como frisou o Presidente da Direção, os verdadeiros exemplos para aqueles que iniciaram formalmente neste dia o seu caminho.
A galeria de fotografias da noite será disponibilizada na quarta-feira (17/12) no site oficial enas redes sociais.
