Aliança de Gandra chega ao topo


A 20ª jornada foi de revolução na liderança da Hyundai Liga Pro, com o Aliança de Gandra a assumir o comando, depois de vencer o Nogueirense, por 4-0, num jogo entre candidatos à subida, que não defraudou expectativas e garantiu espetáculo com muitos golos.

Uma das grandes novidades do jogo, foi a transmissão em direto e em simultâneo da Abola TV e do canal de Youtube da Associação de Futebol do Porto, que levou as emoções da Hyundai Liga Pro

Os maiatos cederam a liderança, depois de uma exibição frente a um adversário que teve em Gabi um verdadeiro pesadelo para os defesas, tantas foram as vezes que procurou destabilizar. Aliás, Gabi bisou, depois de Dentinho até ter desperdiçado um penálti a favor do Aliança, ainda com o resultado a zero. Samuka e Bá apontaram os outros golos do emblema do concelho de Paredes, que ainda tem um jogo face aos principais rivais.

O Maia Lidador foi outro dos protagonistas da jornada ao vencer o Gondomar SC por 1-0, com um golo de Malychai, suficiente para carimbar os três pontos e aproveitar as derrotas do Nogueirense e do Sousense para subir na classificação. O Maia Lidador já tinha contribuído para tirar do “trono” o Sousense ao vencer na jornada anterior (1-0) e continua a alimentar o bom momento com a quarta vitória consecutiva.

A formação de Gondomar, que liderou a prova por várias jornadas, voltou a ceder em casa, desta vez frente ao Vila Caiz (1-0). Para o Sousense esta foi a quarta jornada consecutiva sem ganhar: duas derrotas e outros tantos empates e dez pontos perdidos em 12 possíveis.

O Vila Caiz foi uma equipa muito bem organizada, que soube marcar no momento certo por Jonas, com um remate cruzado, e criar intranquilidade nos anfitriões, que tiveram dificuldades encontrar os caminhos para a baliza.

De pontaria afinada continua o Ermesinde, que derrotou o FC Foz por 1-0 e é quinto. O jogo até foi equilibrado e a prova disso foi que o golo dos visitantes só surgiu nos descontos, por Filipe, que marcou de cabeça. Para os “fozeiros” esta foi a segunda jornada sem vencer, mas mesmo assim seguem “confortáveis” no 7º lugar, com 30 pontos.

A goleada da jornada ficou guardada para o Aliados de Lordelo-Avintes, que terminou 6-3, num jogo que até chegou ao intervalo com os da casa a ganhar por 1-0 e que não deixava antever tamanha tempestade ofensiva, depois do descanso. A jogar em casa emprestada, o Aliados nunca perdeu o controlo do jogo e mostrou argumentos que o Avintes não tinha. Pedro Lopes (10’), Allison (54’), Gustavo (56’) colocaram a equipa da casa a vencer por 3-0, quando Monteiro (66) reduziu. Rui Pedro (70’) fez o quarto para o Aliados, Leandro (75’) fez o segundo do Avintes, mas Pedro Lopes bisou (84’), antes de Gonçalo (90’) marcar o terceiro dos visitantes, que já perdiam 5-3, quando Thiago fez o sexto nos descontos (90’+5’). O Aliados de Lordelo é sexto e viaja até Ermesinde na próxima jornada para mais um jogo para tripla, que promete muita competitividade entre duas das melhores equipas do campeonato.

Contra as “odds” terminou também o jogo do FC Pedras Rubras em Rio Tinto (1-3), graças a uma eficácia impressionante da formação, depois de os maiatos terem sabido materializar em golos os ataques lançados.

Tiago Gomes, Luís Cláudio e Everton marcaram para os visitantes e Jardel reduziu de penálti (69’), antes de ser expulso nos descontos. O Rio Tinto somou a quinta jornada sem vencer (três empates e duas derrotas, cedendo 12 pontos em 15 possíveis) e segue no 10º lugar. Já o FC Pedras Rubras continua a fugir dos lugares de despromoção e é 12º, com 24 pontos. Na próxima jornada, os maiatos defrontam o Sousense em mais um duro teste.

No fundo da tabela, o FC Vilarinho não conseguiu opor-se ao Coimbrões, que ganhou por 3-1. Best até colocou os da casa em vantagem, mas os gaienses reagiram com um bis de Ricardo Diogo e um golo de Marquinhos. Na luta pela sobrevivência na Hyundai Liga Pro, Canidelo e Lousada protagonizaram um jogo equilibrado, que um golo de Penantes (84’) resolveu a favor dos gaienses.

O FC Lixa-Boavista acabou adiado por causa do nevoeiro, numa altura em que os da casa já venciam, na segunda parte, por 3-0.