Antevisão Final Four – Luís Pires: “preparamos tudo com o máximo rigor”


O Clube Desportivo das Aves 1930 regressa para a Final Four após três épocas. A última vez que a formação da Vila das Aves esteve neste evento foi em 2021/22, quando perderam para a própria AD Penafiel (adversário nesta meia-final) na final, em grandes penalidades.

Luís Pires, treinador de 48 anos, assumiu o leme na oitava jornada do campeonato e comandou o clube na grande arrancada na Liga TRUST, onde foram 12 jogos de invencibilidade. Com a manutenção garantida, o foco agora é a Final Four e o timoneiro acredita que a sua equipa possa vencer a Taça.

"O objetivo é vencer a final-four, sabendo que vai ser difícil, porque estão quatro excelentes equipas em prova. Em relação ao primeiro jogo com a AD Penafiel, temos a certeza que será um excelente espetáculo, porque foi assim nos três jogos que tivemos contra eles ao longo da época. Tivemos sempre jogos muito disputados e com incerteza no resultado até ao final, pelo que vai ser mais um jogo muito aguerrido. Mas vamos com as expectativas de conseguir vencer o troféu."

AF Porto: O que pode fazer a diferença?

"Na minha perspetiva há dois aspetos importantes, primeiro o erro: quem errar menos estará mais perto de vencer. Depois, estando no final de época, com alguma cansaço e lesões à mistura, penso que a inspiração individual poderá ajudar a fazer a diferença, embora o Aves vá procurar que a diferença seja feita pelo coletivo. Além disso, haverá sempre os pequenos pormenores, que todos vão preparar o melhor possível."

AF Porto: Que expectativas para a final?

"É evidente que olhamos para esta final-four a pensar nos dois jogos, mas temos de nos concentrar primeiro na AD Penafiel e preparar tudo com o máximo rigor, porque sem vencermos o primeiro jogo, não adianta nada pensar na final. É óbvio que estamos atentos aos outros adversários, conhecemos bem o Balantuna, que também fez parte do nosso campeonato. Conhecemos menos bem o Vermoim, mas estaremos preparados para os defrontar, se chegarmos a isso. De qualquer forma, é como digo, sem vencermos primeiro a AD Penafiel, não adianta nada pensar mais à frente."

O CD Aves defronta a AD Penafiel, no primeiro jogo das meias-finais no Pavilhão Municipal de Custóias, por volta das 15h. O recinto desportivo irá abrir as 14h.