O Aparecida foi vencer a Ermesinde por 3-0 e aproveitou da melhor maneira os empates de Vila Meã e Nogueirense na 26ª jornada da Hyundai LigaPro. Num encontro transmitido pelo canal de Youtube da Associação de Futebol do Porto, Allisson Silva confirmou a vitória do emblema de Lousada com dois golos na reta final do encontro (85’ e 88’), já depois de Monteiro (28’) ter colocado o líder do campeonato na frente do marcador. São agora três os pontos que separam os líderes dos “leões da vila”.
A jogar em Matosinhos o Vila Meã adiantou-se no marcador com uma grande penalidade convertida por Firmino, mas o Padroense não se encolheu e foi atrás do prejuízo, empurrado pela necessidade de pontuar na luta pela permanência na Hyundai Liga Pro. Cardo marcou nos momentos finais da partida.
Do grupo de perseguidores diretos do líder, o segundo “tropeção” chegou da Maia, onde o Nogueirense empatou (1-1) frente ao Leixões B. O inevitável Valbuena (34’) fez o seu 20º golo pela equipa de Nogueira da Maia e reforçou a liderança na lista dos melhores marcadores da Hyundai Liga Pro, mas Miguel Cardoso (79’) fez o empate para os leixonenses.
Quem aproveitou para se aproximar do último lugar do pódio foi o São Martinho, que venceu na Lixa por 2-0 e ficou a dois pontos dos maiatos. Na próxima jornada, a questão do terceiro lugar vai, aliás, ser posta em cima da mesa, com a visita do Nogueirense a casa do São Martinho.
Na luta pela permanência, o Oliveira do Douro perdeu em casa do FC Vilarinho por 4-2.
Pedroso, Rebelo e Eécion (bisou) foram os autores dos golos da equipa da casa. Dani e Valente, ambos em lances de bola parada, reduziram para a equipa de Vila Nova de Gaia.
O Valadares empatou a zero com o Maia Lidador e o Aliança de Gandra somou um ponto em casa contra o SC Rio Tinto (1-1). Pedro Freitas (7’) ainda colocou os visitantes em vantagem nos minutos iniciais, mas Diogo Fontes empatou (18’), estabelecendo muito cedo o resultado.
No dérbi gaiense da jornada, o Canidelo venceu perante os seus adeptos o Vila FC, com um golo solitário de Tiago Oliveira (75’). O Vila segue agora com os mesmos 28 pontos do Aliança de Gandra (adversário na próxima jornada), num jogo que poderá ser importante para as duas equipas na luta pela manutenção.
Nesta ronda, destaque para o Sousense-Vila Caiz, que terminou com a vitória dos visitantes por 3-2, num jogo emocionante. O emblema de Amarante colocou-se na frente com um golo de Alves, mas a equipa da casa respondeu com golos de Ricardinho e Ângelo. Na segunda parte, o encontro ganhou intensidade e o Vila Caiz conseguiu dar nova volta ao resultado. Ferreira empatou tudo a dois golos e Alves acabou por bisar e dar os três pontos ao Vila Caiz, num jogo muito equilibrado.