Apresentado o I Congresso AFP, Atividade Física e Bem-Estar das Populações – Iniciativas e Parcerias


Decorreu na manhã desta segunda-feira a conferência de imprensa de lançamento do I Congresso I Congresso AFP – Atividade Física e Bem-Estar das Populações – Iniciativas e Parcerias.  A cerimónia ocorreu na sede da Associação de Futebol o Porto e contou com a presença do Presidente da AF Porto, José Manuel Neves, com o Vereador da CM Gondomar, José Fernando Moreira, Vítor Dias, Diretor Regional do IPDJ e de Luís Lobo, Delegado da DGEST. O congresso vai decorrer no próximo sábado, dia 18 de maio, na Sala D´ouro do Multiusos de Gondomar.

José Manuel Neves (Presidente da AF Porto)

Agradeço à Câmara Municipal de Gondomar o facto de desde a primeira hora se mostrar disponível para receber este congresso. É com muita alegria que realizamos mais um evento no concelho de Gondomar. Agradeço também ao IPDJ, na pessoa do Dr. Vítor Dias, que desde a primeira hora se mostrou disponível para acreditar este congresso. E também ao Senhor delegado da DGEST, Luís Lobo, parceiro importante da Associação de Futebol do Porto no que à educação diz respeito.

Temos cada vez mais procurado transportar para a nosso dia a dia o papel que temos que assumir na responsabilidade social dentro da AF Porto. Gerimos provas, mas também gerimos tudo aquilo que vai para lá das quatro linhas, como são exemplos o ABC da Bola, o Walking Football e restantes parcerias que temos levado a cabo com diferentes entidades.

José Fernando Moreira (Vereador do Desporto – CM Gondomar)
“Agradeço à AF Porto o facto de ter escolhido Gondomar para receber este congresso. A AF Porto tem adotado uma filosofia para lá da organização de provas. Está voltada para as pessoas. E cedo percebemos que temos na AF Porto um parceiro pronto para elevar e para fazer diferente. O Desporto deve ser encarado como um investimento, porque sabemos que investir em desporto é poupar em saúde. Por isso, nós, municípios, temos que estar ao lado das instituições que promovem o bem-estar físico e mental.”

Luís Lobo (Delegado da DGEST)
“A DGEST tem acompanhado a organização deste congresso. Temos trabalhado em conjunto e temos sido parceiros nas atividades que a AF Porto tem lançado nas escolas do 1º ciclo e também na arbitragem. Estamos aqui quatro entidades que tudo tem a ver com a educação e formação dos jovens e esta união é fundamental para encontrar novos caminhos, dando respostas às necessidades que temos. Esperamos que quem for assistir ao congresso perceba toda esta dinâmica e a visão estratégica que esta Direção tem.”

Vítor Dias (Diretor Regional do IPDJ)
“Este é um bom exemplo que mostra que quando todos cooperamos, podemos de facto ir mais longe. A AF Porto tem sido pioneira e tem ido um passo à frente em algumas questões. O desporto é um fenómeno completo, mas a montante do que vemos, que é a competição, é aquilo que a AF Porto está a fazer: a preocupar-se com o Desporto para todos. É importante dar a oportunidade aos mais novos e aos mais velhos, de forma a todos termos as mesmas oportunidades.”