Assinado o memorando para implementação do Cartão Branco


A Associação de Futebol do Porto, juntamente com as congéneres de Vila Real e Bragança, assinou esta tarde o memorando que tem como objetivo implementar o Cartão Branco em todas as suas competições de futebol e futsal.

A ato simbólico da assinatura do protocolo decorreu na sede da AF Porto, juntando os Presidentes das três Associações, responsáveis do IPDJ (entidade promotora da iniciativa), responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol, Liga Portugal, APAF, núcleos de arbitragem e alguns árbitros internacionais filiados na AF Porto como Artur Soares Dias, Sérgio Soares e Rúben e Cristiano Santos.

Com a adesão das Associações de Futebol do Porto, Vila Real e Bragança, o Cartão Branca passa assim a estar em vigor em todas as Associações de futebol do país.

Com a implementação do Cartão Branco, a AF Porto pretende dar mais um passo na promoção da igualdade, do desportivismo, fair-play e da ética desportiva em todas as suas competições, valores que defende desde o dia da sua fundação e sustentam a sua existência.

Entre os presentes na cerimónia, foi unânime a necessidade de promover os referidos valores no contexto desportivo, em especial numa época em que quase diariamente somos confrontados com novos casos de racismo, discriminação e abusos no mundo do desporto.

José Manuel Neves – Presidente da AF Porto

“A implementação do Cartão Branco em todas as competições organizadas pela AF Porto é para nós um motivo de orgulho e satisfação. É mais um passo no sentido da promoção da atividade desportiva tendo por base os valores da igualdade, fair play, da não discriminação e do respeito. Sendo as Associações a base da grande pirâmide do futebol, consideramos que este era um passo importante no sentido de educar e sensibilizar os nossos jovens (e menos jovens) para os verdadeiros valores do desporto. Poder contar com a “companhia” das Associações de Vila Real e Bragança na assinatura deste protocolo é para mim, como Presidente da AF Porto, um motivo de grande satisfação, pois temos agora o Cartão Branco implementado em pleno em todas as Associações de Portugal.”