Balasar x Beiriz: Primeiro dérbi concelhio em provas federadas promete agitar a Póvoa de Varzim


No próximo domingo (29), ás 17 horas, o concelho da Póvoa de Varzim irá testemunhar um dérbi na Divisão de Honra entre dois emblemas vizinhos, que se irão defrontar pela primeira vez em competições federadas: ADC Balasar e União de Beiriz.

Fundados em 1986 e 1985, respetivamente, as equipas já se encontraram entre amigáveis e encontros nas ligas populares, mas em competições da AF Porto, no escalão de seniores, esta será a primeira vez.

Apesar de um jogo histórico, ambos os clubes preparam este dia com normalidade e a calma habiual de um início de época.

A jogar como visitado de domingo, António Carneiro, Presidente do ADC Balasar, diz que: "Estamos a preparar este jogo como outro qualquer. Apesar de ser o Beiriz, que já defrontamos em anos anteriores em torneios inter-freguesias, sempre tivemos uma ótima relação com o clube e com as pessoas que lá estão. Temos muito respeito por eles, mas claro que vamos tentar vencer, como queremos em todos os jogos do campeonato." 

Do lado visitante, Cláudio Fonte, Presidente do UD Beiriz, admitiu também que este será mais um jogo do campeonato:"Estamos a fazer uma semana normal de trabalho, obviamente, a saber da importância histórica deste jogo. É um jogo que faz parte do campeonato, é mais uma jornada e queremos ganhar. São dois clubes do mesmo concelho, temos boas relações instituicionais com o clube, mas dentro de campo, cada um vai lutar pelos seus objetivos."

Por se tratar de um jogo entre equipas separadas por 12km, a espectativa de ambos os presidentes será de casa cheia no Complexo Desportivo Lino Araújo."Claro que por ser um jogo de equipas do mesmo concelho, esperamos mais adeptos em nossa casa. Por ser o Beiriz, por ser perto, acho que também por parte deles, vai ter uma maior envolvência. Será um jogo importante para a história do município", disse António Carneiro.

Por parte do Beiriz, que na época passada conseguiu a subida para a Divisão de Honra e foi aos oitavos de final na Taça AF Porto, a esperança também é a de levar muita gente ao estádio. "Esperamos que haja muitos adeptos nessa deslocação ao Balasar. Têm-nos apoiado em massa durante os jogos, é uma ótima relação. O apoio deles é fundamental para nós", finalizou Cláudio Fonte.