O Aparecida é, novamente, o "novo" líder o líder da Hyundai Liga Pro ao vencer o Padroense com dois golos de José Magalhães, mais conhecido por Zidane, que decidiu o jogo na reta final (76’ e 87’). O melhor ataque do campeonato (33 golos) voltou a funcionar e foi decisivo para colocar a equipa de Lousada na frente de um pelotão em que nenhum concorrente à subida ao Campeonato de Portugal se pode descuidar. E que o diga o Vila Meã, que ainda não tinha perdido na época, foi derrotado pela primeira vez no Canidelo.
A equipa de Vila Nova de Gaia continua a trilhar uma série de bons resultados – quatro vitórias e dois empates nas seis últimas jornadas – e já vinha mostrando capacidade para surpreender qualquer um, o que se confirmou uma vez mais. A vitória do Canidelo começou a desenhar-se aos 10’ com um golo de Telmo Silva. Antes do intervalo, Tiago Mendes (32’) fez o segundo. O Vila Meã ainda reduziu de grande penalidade (41’) por Firmino e o resultado manteve-se até ao final, consumando a primeira derrota dos “Leões da Vila”.
À 12ª jornada, deixou de haver equipas invictas na Hyundai Liga Pro, depois do Maia Lidador ter perdido em casa do Nogueirense, no dérbi maiato, que tinha sido antecipado. Igor Sousa fez o único golo de grande penalidade (42’) e deu os três pontos à sua equipa, que já não vencia há quatro jornadas consecutivas (dois empates e duas derrotas).
Quem se “regalou” com o Valadares-Oliveira do Douro foram os espectadores que assistiram ao jogo transmitido pelo canal de Youtube da Associação de Futebol do Porto, que viram sete golos num dérbi espetacular, que terminou com a goleada da equipa da casa (5-2). João Stocco (9’ e 80’) e Vilmar Júnior (28’ e 61’) bisaram para o Valadares, que ainda viu Baldé marcar também (76’), num jogo elétrico, que explodiu em golos na segunda parte, com outros dois de Afonso Oliveira (67’) e Gonçalo Duarte (85’), que ainda conseguiram reduzir para o Oliveira do Douro.
Entre as equipas que lutam na frente, a derrota do Vila Caiz na Lixa (2-0) impediu o emblema de Amarante de se isolar na primeira posição. John Abraham bisou (20’ e 73’) e os de Felgueiras puseram um ponto final a uma série de seis jornadas sem ganhar, que atiraram a equipa para o 15º lugar. Na próxima ronda, o desafio para os lixenses volta a ser de monta com a deslocação ao terreno do líder do campeonato, o Aparecida.
Em Gandra, o Aliança não conseguiu evitar a derrota contra a AR São Martinho (2-3), que continua bem ligada à luta pela subida e segue agora a três pontos do Aparecida. A equipa de Santo Tirso soma quatro das sete vitórias conquistadas no campeonato a jogar longe de casa. O Ermesinde deu mais um passo para sair do fundo da tabela e mantém-se em franca recuperação, derrotando desta vez o SC Rio Tinto (2-1). O Leixões B foi superado (1-0) no Parque Soares dos Reis pelo Vila FC, com João Névoa a ser o autor do golo (57’). Por último, o Sousense empatou em casa com o FC Vilarinho (1-1).