A Juventude de Pedrouços vai avançar com o projeto de formação na Associação de Futebol do Porto ainda esta temporada. Este será um regresso depois de cinco anos (tinha uma equipa sénior de futebol), já que o emblema de Maia, fundado em 1971, filiou-se pela primeira vez em 1978/79. A vontade da direção eleita passa por devolver progressivamente o clube às competições da associação e os primeiros passos deverão ser dados com equipas de “petizes” e “traquinas” em futebol de cinco. “A ideia passa por iniciarmos com duas equipas masculinas e duas femininas, se tivermos adesão suficiente e será uma forma de avançarmos com a formação e irmos acrescentando equipas aos diversos escalões, à medida que o projeto for crescendo”, explicou Fábio Martins, presidente do emblema de Pedrouços.
A equipa sénior deverá manter-se a competir no campeonato do INATEL, mas o objetivo final passa por integrar essa mesma equipa nas competições da associação no futuro. A direção atual quer ir passo a passo, até para ir de encontro às ambições dos mais pequenos, que preferem as competições da associação. “A ideia partiu do facto de sabermos que a associação dá sempre hipóteses aos mais pequenos de crescer em competição, até com as seleções da associação, que são sempre interessantes de seguir e é com esse intuito que vamos trabalhar”, acrescentou o presidente. “A nossa prioridade é a formação e o lançamento de equipas nos vários escalões nos próximos anos, o que não quer dizer que se tudo correr bem não se antecipe a integração da equipa sénior, mas para já, vamos focar-nos na formação”, partilhou.
Em termos de infraestruturas, o Juventude de Pedrouços promete reunir as condições ideais. “Temos o projeto do polo desportivo de Pedrouços que deverá ter as dimensões legais para o que se pretende. Só não sabemos se vai ficar pronto ainda a tempo da próxima época, mas temos o campo do Cutamas para arrancar”, sublinhou Fábio Martins.
Com o projeto administrativo já em andamento, o presidente conta avançar para o campo rapidamente. “Ja abrimos captações. Os primeiros treinos já arrancaram e esperamos muita adesão, porque sabemos que as crianças daqui procuram uma oportunidade para jogar futebol e com a nossa proposta queremos atrair os mais pequenos. Quando souberem que é para jogar nas competições da associação ainda mais aliciante se vai tornar para eles, por isso estou com algumas expectativas para ver no que vai dar. Gostava de ver jogadores da nossa formação nas seleções da associação, porque sou um seguidor regular desses torneios e também seria bonito ver as nossas crianças com as cores da associação”, confessou.
Para o Juventude de Pedrouços, este regresso às competições da Associação de Futebol do Porto é mesmo de assinalar. O clube está a iniciar uma fase de renovação, com apostas e melhorias a vários níveis. “Estamos a recomeçar do zero em vários setores”, apontou, confiante que a oferta do Juventude de Pedrouços será bem acolhida pelos habitantes locais e sairá reforçada com o regresso à Associação de Futebol do Porto, parceira ideal para ajudar a projetar e a fazer crescer os projetos do clube.
