Casa cheia para homenagear Artur Soares Dias e equipa que foi ao Europeu


A sexta-feira foi de homenagem no auditório da Associação de Futebol do Porto, que destacou o árbitro Artur Soares Dias e sua equipa de arbitragem composta por Paulo Soares (AF Coimbra), Pedro Ribeiro (AF Aveiro) e Tiago Martins (AF Lisboa), após a participação no Campeonato da Europa de futebol, na Alemanha.

Aos 44 anos, a equipa liderada por Artur Soares Dias contou três jogos na competição: Dinamarca vs Inglaterra (16/06) e Polónia vs Países Baixos (20/06), estes relativos à fase de grupos da competição, e Áustria vs Turquia (02/07) a contar para os oitavos de final.

Presentes neste evento, estiveram personalidades desporto nacional, como José Couceiro, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal ou José Fontelas Gomes, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Estiveram também representadas autarquias do distrito do Porto: Catarina Araújo, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal do Porto e Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Da Espanha, marcaram presença o Presidente do Comité de Árbitros da Real Federação de Futebol de Madrid, José Luis Lesma e Bernardino González Vázquez, Presidente do Comité de Árbitros da Real Federação Galega de Futebol, que deixaram uma pequena lembrança aos homenageados.

Estiveram também presentes representantes dos clubes profissionais e distritais.

A cerimónia iniciou-se com o Presidente AF Porto, José Manuel Neves, que começou a sua intervenção por parabenizar Artur Soares Dias por sua trajetória como árbitro profissional.

"Começo por evocar a memória de Manuel Soares Dias, o teu pai, pessoa que vi chegar ao mais alto patamar de arbitragem nacional. Onde quer que ele esteja hoje, com certeza, estará muito orgulhoso do teu percurso. Deste aqui na AF Porto os teus primeiros passos. Aprendeste, cresceste e sonhaste. E assim, venceste barreiras e obstáculos para alcançar os teus objetivos. Aprendeste cedo que, quem decide, pode errar. E quem não decide, já errou." 

"As Associações são as raízes dos clubes, dos árbitros, dos jogadores, dos treinadores. Somos a base da indústria do futebol. Sobre a arbitragem, tenho algumas preocupações com o futuro. A falta de árbitros é um problema real hoje no futebol. Se nós queremos um bom futebol e melhorar o desporto no país, precisamos de árbitros qualificados. Nós temos na AF Porto os nossos núcleos de árbitros, que são nossos braços aqui dentro, as Escolas Profissionais, que hoje formam novos árbitros e também a parceria com a Real Federação Galega de Futebol, que faz parte do processo de internacionalização dos nossos árbitros."

Fontelas Gomes (Presidente CA FPF)

"Quero acumprimentar o Artur Soares Dias, não só pelo Europeu, mas como também na final da UEFA Conference League. Mas na arbitragem homenageamos toda a sua equipa que fizeram tudo ser possível chegar a este patamar. Ao logo dos últimos oito anos, temos visto um crescimento da arbitragem nas associações. Venho aqui também mencionar e parabenizar o excelente trabalho que a AF Porto vem fazendo pela arbitragem. A colaboração da AF Porto com a FPF tem sido importante, com vários projetos para melhorar, contribuir e crescer e desenvolver a arbitragem em Portugal."

José Couceiro (Vice-Presidente da FPF)

"Para ter um bom jogo de futebol, é preciso uma boa arbitragem. O futebol seja profissional ou não profissional, precisa de facto, de uma boa arbitragem. E precisamos continuar a investir na formação de novos árbitros. O papel da arbitragem é decisivo para o crescimento das equipas, é decisivo para os clubes. E todos precisamos entender este processo. É preciso conhecer a nossa cultura desportiva e como pensamos o futebol. E isto é fundamental para nós conseguirmos captar mais jovens para ingressar na arbitragem. O árbitro tem um papel pedagógico e precisa ser preparado para isso. E todos nós também temos que o ajudar a preparar esse processo." 

Artur Soares Dias

"Quando comecei a pensar a minha carreira na arbitragem, tive uma grande inspiração que me dizia sobre os perigos desta profissão: o meu pai. Mas fui para a frente com este meu sonho. E com todo o orgulho, consegui levar o nome desta Associação, que sempre foi e sempre será a minha casa, para níveis que nem eu sonhava. Tive, com muito orgulho, o prazer de representar Portugal em grandes eventos, como o Europeu por duas vezes e também os Jogos Olímpicos em Tóquio. Se hoje somos uma grande potência no futebol, é graças ao trabalho feito por todos os envolvidos (Liga, FPF, APAF, Associações, Clubes, Treinadores e Jogadores). 

ARTUR SOARES DIAS

Artur Manuel Ribeiro Soares Dias nasceu no dia 14 de julho de 1979, em Vila Nova de Gaia. O seu percurso na arbitragem começou aqui, nesta casa, em 1996.

Tinha então 17 anos quando deu os primeiros passos no curso de arbitragem da Associação de Futebol do Porto, no qual desde cedo demonstrou aptidão para o desempenho de funções. O percurso ascendente, quer nos campeonatos distritais, quer nos nacionais, levou Artur Soares Dias a estrear-se na Primeira Liga em 2004, com 25 anos, e rapidamente se estabeleceu como um dos árbitros mais consistentes do panorama nacional.

O talento seguiu ao nível internacional. Em 2010, ele foi incluído na lista de árbitros da FIFA, o que lhe permitiu arbitrar jogos a nível europeu e mundial. Hoje são muitas as presenças em competições de prestígio como a Liga dos Campeões, a Liga Europa e da Liga Conferência. Participou também do Campeonato da Europa de 2021, além de presenças constantes em jogos das qualificações para o Campeoanto do Mundo e a Liga das Nações.

Além disso, conta ainda com uma inédita participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, algo que nunca um árbitro português tinha até então almejado, e duas participações em fases finais de Campeonatos da Europa, igualando o feito de José Rosa Santos que até então era único em Portugal.