Coimbrões aproveita passo em falso do Padroense – Lixa cede e Aliança continua imperturbável


Há mudanças na parte de cima da tabela na Série 1. O SC Coimbrões derrotou o Infesta (2-1) e subiu ao segundo lugar da Divisão de Elite. Matheus Custódio colocou o emblema de Vila Nova de Gaia em vantagem com um golo (28’), mas depois do intervalo, o Infesta respondeu e empatou por Gonçalo Guimarães (53’). A quatro minutos do fim, Afonso Cunha fez o segundo para a equipa de Silva Matos e garantiu três pontos importantes, suficientes para aproveitar a derrota do Padroense, em casa, frente ao FC Avintes (0-1), penúltimo classificado.

Nas quatro últimas jornadas o emblema do Padrão da Légua quebrou de rendimento, sofreu três derrotas e um empate e já não vence há um mês. O Padroense agora é o terceiro classificado e já enxerga o Maia Lidador a dois pontos. Os maiatos, que vencem há três jornadas consecutivas, foram ao Campo do Tourão vencer os Dragões Sandinenses com um golo solo de Rafael Braga (71’), suficiente para manter a equipa na luta pelos lugares cimeiros do campeonato.

Cada vez mais isolado na frente segue o Leça FC, que não facilitou e goleou o Vila FC (4-1), pelo que são agora cinco os pontos de vantagem para o segundo classificado.

Entre as equipas do meio da tabela, o FC Pedras Rubras perdeu em casa com o SC Rio Tinto (1-2) e o FC Foz derrotou o Gondomar SC B, com um golo solitário de Ivo Lucas, ainda na primeira parte. O SC Canidelo foi até a Póvoa e ganhou (0-1) e pôs travão à boa série de quatro vitórias do Varzim SC B. O Candal recebeu e venceu o Folgosa da Maia (2-0) e reforçou a luta pelos lugares de manutenção. Para os maiatos, que recebem o líder na próxima semana, a série de jogos sem vencer já dura seis jornadas (cinco derrotas e um empate).

SÉRIE 2

Na Série 2, o Lixa perdeu ao cabo de sete jornadas consecutivas a ganhar. Na receção ao Sousense, os lixenses ainda aguentaram o empate até ao intervalo, mas depois os visitantes começaram a construir um resultado sólido. Simão Maia (58’), Vítor Neves (74’) e Rui Costa (79’) marcaram para a equipa da Foz do Sousa e o Lixa só conseguiu responder em cima do minuto 90 por Johan Cerpja.

Imperturbável está o Aliança de Gandra, que somou mais uma vitória no campeonato na deslocação ao terreno do Vila Caiz. Jildemar Jesus (26’) e Jorge Pereira (84’) fizeram os golos e reforçaram a liderança e o 16º resultado positivo na Divisão de Elite. No segundo lugar, o FC Vilarinho só precisou de um golo para garantir os três pontos contra o Barrosas, último classificado, que não vence já desde outubro, mais precisamente há nove jornadas.

Num momento positivo está o São Lourenço do Douro, que nesta jornada goleou o Sobrado por 4-1 e segue sem perder há seis jornadas consecutivas (três vitórias e três empates). Já o emblema de Valongo, as vitórias andam arredadas há oito jornadas (sete derrotas e um empate).

Emotivo foi o Lousada-Citânia de Sanfins (3-2). Dois golos de Samuel Conrado (4’ e 30’) para os visitantes, obrigaram a equipa da casa a superar-se na segunda parte. Luís Branco, um dos melhores marcadores do campeonato, ainda reduziu, em cima do intervalo, mas o empate só surgiu com um golo de Sandro Cunha (64’). A sete minutos do final, os adeptos da casa festejaram um golo de Paulo Freitas, que materializou a cambalhota no resultado e os três pontos.

No dérbi de Valongo, SC Ermesinde e UD Valonguense não foram além de um empate (1-1), resultado que se repetiu no Aliados de Lordelo-Águias de Eiriz. O São Martinho, que recebeu o Alpendorada empataram em 0-0.