Coimbrões e Maia Lidador seguem em bom momento – Lixa rouba pontos ao Aliança e Sousense goleia Vilarinho


A 19ª Jornada da Divisão de Elite não podia ter corrido melhor para o SC Coimbrões, que foi a Gondomar vencer por 0-3 e pôde aproveitar o passo em falso, mais um, do Padroense, que perdeu em casa do Vila FC por 2-0, com golos de Tiago Carvalho (61’) e João Nevoa (67’). A equipa do Padrão da Légua somou a quarta derrota, nas cinco últimas rondas do campeonato e caiu para o quarto lugar. Com a conjugação destes resultados, o SC Coimbrões é segundo na Série 1, mas agora com quatro pontos de vantagem sobre o Maia Lidador, agora terceiro, que derrotou a equipa B do Varzim com um golo de Mateus (13’), o seu 14º do campeonato.

A vitória dos gaienses em Gondomar começou a desenhar-se com uma expulsão à passagem do quarto de hora de jogo. Contra dez, o primeiro golo dos visitantes surgiu por Afonso Cunha (37’), que havia de bisar na segunda parte (58’), antes do SC Coimbrões também ficar reduzidos a dez. Os gondomarenses ainda ficaram com nove jogadores (82‘) e em cima do minuto 90, Neemias Barbosa, ponta de lança que regressou aos relvados depois de alguns meses, fez o terceiro golo.

O Leça foi à Maia derrotar o Folgosa (1-2) e consolidar a liderança da Série 1 da Divisão de Elite. Numa jornada marcada por vários empates, entre as equipas do fundo da tabela, destaque para a vitória, a terceira da época, do FC Infesta na receção ao FC Pedras Rubras (1-0). Emanuel Santos marcou, num jogo que terminou com as duas equipas reduzidas a dez jogadores.

O FC Foz arrancou um empate no recinto do SC Canidelo (1-1) graças a um golo de Gonçalo Ribeiro obtido na segunda parte. O SC Rio Tinto, que visitou o Candal, também ficou na igualdade (1-1). Na parte inferior da tabela, nem o FC Avintes, nem os Dragões Sandinenses conseguiram os três pontos, num jogo que terminou empatado a dois golos.

Na Série 2, o destaque desta 19ª jornada vai para o empate do FC Lixa no terreno do Aliança de Gandra (0-0). Os lixenses até vinham de uma derrota com o Sousense na ronda anterior, mas confirmam-se como uma equipa capaz de surpreender os melhores.

O Aliança de Gandra concedeu apenas o seu terceiro empate da época, o que diz muito sobre o feito do Lixa, mas conseguiu ainda assim tirar partido de uma retumbante goleada sofrida pelo FC Vilarinho, segundo da Série 2, em casa do Sousense (7-1).

Na próxima jornada estarão em causa os nove pontos que separam os dois primeiros, Aliança de Gandra e FC Vilarinho, num duelo que se anuncia como o grande cartaz da Série 2.

No terceiro lugar surge um surpreendente Ermesinde SC 1936, que derrotou o Vila Caiz por 3-0. Nuno Martins (20’) e Bruno Silva (45’) construíram um resultado confortável ainda antes do intervalo. Já na segunda parte, com dez, a equipa da casa conseguiu fazer o terceiro golo por Carlos Pereira (82’). Os ermesindenses seguem agora a seis pontos do segundo lugar e promete ser bem testado no Senhor do Amparo, terreno do FC Lixa na próxima jornada.

Nesta ronda, o Alpendorada travou o bom momento do São Lourenço Douro e venceu por 2-1. O Aliados de Lordelo também somou os três pontos na viagem a Sobrado (2-1). Os jogos Barrosas-São Martinho e Citânia de Sanfins-Valonguense acabaram adiados por conta das más condições climáticas.