O Grupo Desportivo e Recreativo Os Romanos ainda não desistiu da subida de divisão e a recente chegada de Luís Silva, ex-Arreigada, surge, precisamente, para alimentar a grande aposta do clube, que milita na Série 1 da I Divisão de futsal. “É uma contratação que surge para colmatar a saída de um pivot que foi trabalhar para fora. Como a luta pela subida ainda está muito acesa e temos ainda muita coisa por definir, não queríamos perder força, porque a nossa ambição é subir. Mas está tudo muito equilibrado”, explicou Cristiano Santos, treinador do clube de Besteiros, em Paredes.
Os Romanos seguem no quarto lugar, com 16 pontos e um jogo a menos, a cinco de distância do líder Gramidense Infante, num campeonato em que tudo tem mudado com muita frequência, dependendo do momento de cada equipa, o que tem tornado muito difícil perceber qual é o candidato à subida mais consistente. “Há efetivamente meia dúzia de equipas muito equilibradas e o que tem acontecido é que numa semana podemos estar em segundo e na seguinte baixar para quarto ou quinto”, reconheceu o treinador.
O mínimo passo em falso pode ter repercussões imediatas e isso tem contribuído para manter o interesse dos adeptos em torno dos jogos. “A consistência das equipas e o fator casa podem ajudar a fazer a diferença, mas todos têm plantéis com médias de idades muito baixas. Tudo isso torna os jogos um pouco imprevisíveis. Ainda recentemente estivemos a vencer o Freixieiro por 4-0 e o jogo acabou 4-3, mas podia ter acabado com outro resultado, o que demonstra bem o que digo. Nenhum jogo pode ser dado como perdido, ou ganho”, contou Cristiano Santos.
A contratação de Luís Silva, já oficialmente apresentado, proveninente do Escolas Arreigada, sendo o melhor marcador da equipa B com 5 golos marcados em 9 jogos, foi com o objetivo de atacar a subida. Entretanto, num contexto tão indefinido, é difícil para o treinador dos Romanos conseguir apontar certezas. “Penso que a equipa que conseguir demonstrar mais equilíbrio, até do ponto de vista emocional, e segurar os jogos nos detalhes, poderá subir. Mas vai ser uma luta até ao último jogo. O Gramidense tem estado muito bem, um pouco mais consistente nas últimas jornadas, por isso lidera. Mas, entretanto, vamos jogar com eles. Temos de ter em consideração que têm um pouco mais de experiência, mas se fizermos um bom jogo tudo é possível. Até lá, temos um jogo em atraso e se vencermos ficaremos muito próximos do primeiro lugar”, apontou, antes de explicar um pouco melhor o que está em causa, quando fala do aspeto emocional dos jogadores, a este nível: “Quando falo da parte emocional, falo em levar os jogadores a decidir bem, mas evito sobrecarregá-los com isso, porque não quero que sintam demasiado essa carga e que isso os impeça de responder como devem, não os quero condicionar”.
